Governo

Reforma Ministerial

Novos ministros darão continuidade aos bons projetos de seus antecessores, segundo Dilma

Mudanças acontecem nos ministérios do Pesca e Aquicultura; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; do Turismo; do Desenvolvimento Agrário; das Cidades; e da Ciência, Tecnologia e Inovação
publicado: 17/03/2014 11h06, última modificação: 22/12/2017 21h36

A presidenta Dilma Rousseff empossou, na manhã desta segunda-feira (17) seis novos ministros. Serão responsáveis por assumir o comando dos ministérios da Pesca e Aquicultura (MPA), Eduardo Lopes; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Neri Geller; do Ministério do Turismo (MTur), Vinicius Nobre Lages; do Desenvolvimento Agrário (MDA), Miguel Rossetto; das Cidades, Gilberto Occhi; e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Clelio Campolina Diniz.

Em seu discurso, Dilma agradeceu a lealdade e o compromisso dos ministros que deixam seus cargos e reforçou a coragem dos mesmos ao enfrentar as urnas em outubro. Além disso, Dilma fez um balanço geral das principais medidas realizadas em cada pasta.

Ao falar dos novos titulares das pastas, a presidenta reforçou a nova realidade vivida pelo Brasil. “Deixamos de ser o país do futuro, e esses brasileiros que aqui estão são responsáveis por a gente estar construindo o Brasil do presente”, disse.

Entre os principais projetos, Dilma mencionou o Embrapi, o Inova Empresa, as inúmeras medidas criadas para aprimorar o turismo (visando os grandes eventos esportivos) e os planos safra e pesca.

"Sabemos todos nos que temos muito a fazer, e os nossos desafios hoje tem a consistência de enxergar um Brasil muito melhor. Queremos afirmar aqui mais uma vez que 2014 vá ser um ano de realizações na agropecuária, agricultura familiar, pesca, melhoria da mobilidade urbana nas cidades, estimulo a inovação tecnológica e pesquisa científica", afirmou Dilma. "Tenho certeza que vocês darão continuidade aos bons projetos tocados pelos antecessores acrescentarão as suas marcas e darão mostra da competência pessoal", disse.

A presidenta ressaltou que seu governo está muito próximo de alcançar o total de 2,7 milhões de moradias contratadas para o programa Minha Casa Minha Vida. Sobre os projetos de mobilidade urbana, a presidenta afirmou que "estamos contratando o maior investimento em mobilidade urbana da história do nosso país".

Conheça os novos ministros

  • Eduardo Benedito Lopes

Eduardo Benedito Lopes, brasileiro, nascido na cidade de Santo André, São Paulo, em 19 de setembro de 1964. Hoje senador da República, é bacharel em Teologia, Jornalista Articulista, Radialista, Locutor e Apresentador de programas de rádio e TV. Trabalhou na Rede Record de Televisão e foi Diretor-Presidente do Jornal Folha Universal e da Editora Gráfica Universal. Em 2006 elegeu-se a Deputado Federal, exercendo o mandato de 2007 a 2011.

Na Câmara foi membro titular das comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional e CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). Em 2010, foi suplente de senador Marcelo Crivela candidatou-se ao Senado. Hoje exerce o mandato de Senador da República, sendo Líder do PRB – Partido Republicano Brasileiro – no Senado Federal.

  • Clelio Campolina Diniz

Clelio Campolina Diniz é formado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1970). Possui graduação em Engenharia de Operação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1967).

É Doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1987). Foi Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, Diretor Presidente do BHTEC – Parque Tecnológico de Belo Horizonte. Também foi coordenador da área de economia do CTC da CAPES e Ex-Presidente da Câmara de Ciência Sociais Aplicadas da FAPEMIG. 

É Professor titular aposentado do departamento de Economia e do CEDEPLAR da FACE-UFMG. Possui mais de 100 trabalhos publicados no Brasil e no exterior. É atualmente reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

  • Gilberto Magalhães Occhi 

Gilberto Magalhães Occhi, nascido em Ubá (MG) em 24 de julho de 1958, é formado em Direito e conta com especialização em finanças e mercado financeiro, gestão empresarial e comércio exterior. Bancário, Gilberto é funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal desde 1980. Já atuou como superintendente regional, gerente de mercado e outras áreas da instituição. Hoje, é Vice-Presidente de Governo da CEF, Superintendente Nacional da Região Nordeste e integrante do Conselho Deliberativo Alagoas Sebrae.

  • Miguel Soldatelli Rossetto

Miguel Soldatelli Rossetto, nascido em 4 de maio de 1960 em São Leopoldo (RS), é formado em Ciências Sociais pela Unisinos. Iniciou a carreira na política no final dos anos 70, no Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo. Participou do movimento de fundação do Partido dos Trabalhadores e fez parte da primeira executiva estadual do partido. 

Em 1996 foi eleito deputado federal. Foi ainda presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Polo Petroquímico de Triunfo, de 1986 a 1992. Integrou ainda a executiva estadual da Central Única dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul e da CUT Nacional.

Em 1998, Rossetto foi eleito vice-governador, na chapa encabeçada por Olívio Dutra. Em 2003, foi nomeado pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva para o cargo de ministro de Estado do Desenvolvimento Agrário.

  • Neri Geller 

Neri Geller, nascido em 7 de novembro de 1968, é agricultor, empresário e servidor público federal. Hoje é secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e membro do Conselho Administrativo da Conab.

Foi vereador em Lucas do Rio Verde(MT),entre 1996 e 2004. Foi eleito deputado federal em 2006 e reeleito em 2010. Como empresário, fundou a Fazenda Geller em 1990, onde desenvolve a atividade de plantio e comercialização de grãos (soja e milho).

  • Vinicius Nobre Lages

Vinicius Nobre Lages, nascido em 15 de dezembro de 1957, é engenheiro Agrônomo, Doutorado em Economia do Desenvolvimento na França, especializado em economia de serviços, turismo e desenvolvimento de negócios.

Desde 2007 é Gerente da Unidade de Assessoria Internacional do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa, ligada à presidência da instituição. 

Atuou anteriormente como gerente da área de turismo, tendo ampla articulação com o trade turístico, construindo pontes entre o setor público e privado.

Foi membro do Conselho Nacional de Turismo de 2003 a 2007 e em 2011. E representante da instituição na Organização Mundial do Turismo entre 2003 e 2007, e 2011. Coordenou o Programa Sebrae 2014, dedicado ao apoio e preparação de empresas para a Copa Fifa 2014. 

Com experiência empresarial na área de serviços, conta com perfil técnico e atuou como docente na disciplina Inovação em Serviços Turísticos (2013).

Fonte:
Portal Brasil

error while rendering plone.belowcontentbody.relateditems