Economia e Emprego
"Assumo compromisso de transformar o Pronatec em um programa do Estado brasileiro", afirma Dilma
Capacitação profissional
A presidenta Dilma Rousseff afirmou, nesta terça-feira (15), em São Gonçalo (RJ), que o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) deverá continuar mesmo após atingir a meta definida de 8 milhões de cursos ofertados em 2014.
A presidenta contou que recebeu o pedido de um dos formandos, antes da cerimônia, para que o Pronatec fosse transformado em programa de Estado.
“Não somos um país qualquer, precisamos cada vez mais dos nossos trabalhadores sendo qualificados. 200 milhões de brasileiros que terão de ser técnicos qualificados, de ser profissionais capacitados. Sejam aqueles que fizeram curso técnico, sejam os universitários, cientistas. Seja quem for, mas a educação dos nossos jovens é condição para o Brasil ser um país desenvolvido”, afirmou.
Pronatec
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
Entre os objetivos da iniciativa estão:
- Expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância;
- Construir, reformar e ampliar as escolas que ofertam educação profissional e tecnológica nas redes estaduais;
- Aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional;
- Aumentar a quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação profissional e tecnológica;
- Melhorar a qualidade do ensino médio.
Fonte:
Blog do Planalto
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















