Governo
Conselho afirma que governo deve priorizar a sustentabilidade
Eventos esportivos
O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) divulgou parecer onde afirma que os esforços do governo devem centrar-se na sustentabilidade do legado que a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos deixarão para o país.
O documento, formulado pelo Grupo de Trabalho sobre os Grandes Eventos Esportivos, frisa que, para que a herança seja positiva, é preciso investir em infraestrutura e na geração de empregos. Segundo os conselheiros, é preciso haver um planejamento estratégico com foco no desenvolvimento econômico e social a longo prazo.
A gradativa reabsorção de trabalhadores da construção civil e hotelaria e a diversificação do uso estádios de futebol também são preocupações apresentadas pelos conselheiros.
Experiências anteriores brasileiras, como Panamericano de 2007, e internacionais, como as da Grécia e da África do Sul, foram analisadas pelo CDES e demonstram que esses problemas foram recorrentes em todos os casos.
Na apresentação do parecer à presidenta Dilma Rousseff, durante o 42º Pleno, o conselheiro Humberto Mota ressaltou que a garantia do legado positivo é fundamental também para mudar a percepção de setores da população que não vêem mais os eventos como oportunidades de crescimento.
O GT de Grandes Eventos atua desde agosto de 2010, mas os debates sobre a temática foram aprofundados após o comprometimento do CDES de contribuir para a elaboração dos pactos propostos pelo governo no contexto das manifestações de 2013.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















