Você está aqui: Página Inicial > Governo > 2014 > 05 > Dilma: "Enem é o instrumento fundamental para abrir oportunidades para todos os jovens"

Governo

Dilma: "Enem é o instrumento fundamental para abrir oportunidades para todos os jovens"

Café com a Presidenta

Exame Nacional do Ensino Médio, com inscrições abertas a partir desta segunda (12), é critério de seleção para universidades e institutos federais; interessados devem acessar página do Enem até 23 de maio e pagar taxa de R$ 35 até 28 de maio
por Portal Brasil publicado: 12/05/2014 08h23 última modificação: 30/07/2014 02h49

Em entrevista ao programa semanal Café com a Presidenta, nesta segunda-feira (12), Dilma Rousseff aborda o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que abre hoje o prazo de inscrições. Os interessados em participar devem acessar a página do Enem e efetuar inscrição até o dia 23 de maio. O prazo para o pagamento da taxa de R$ 35 vai até o dia 28 de maio. Alunos de escolas públicas e estudantes que comprovem baixa renda estão isentos da taxa. 

Além de ser o critério de seleção usado pelas universidades e institutos federais de educação que participam do Sisu, o Enem vale para o estudante ter acesso a uma bolsa do ProUni e ao Fies. Vale também para as bolsas do Ciência sem Fronteiras e para o jovem conseguir uma vaga nos cursos técnicos do Pronatec por meio do Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico.

Confira a transcrição e o áudio da entrevista na íntegra:

Apresentador: Olá, bom dia! Eu sou o Luciano Seixas e começa agora mais um Café com a Presidenta Dilma. Bom dia, presidenta! 

Presidenta: Bom dia, Luciano! E bom dia para você que nos acompanha aqui no Café! 

Apresentador: Presidenta, a senhora escolheu o Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, como tema desta nossa conversa. Por que, presidenta? 

Presidenta: Olha, Luciano, porque exatamente hoje, 12 de maio, começam as inscrições para o Enem de 2014. O Enem, Luciano, é importantíssimo para todos os jovens brasileiros que já concluíram ou estão concluindo o Ensino Médio. Ele abre, de forma democrática e baseado no mérito do estudante, muitas portas de acesso ao ensino técnico e ao ensino superior. 

Apresentador: Então, conta para a gente, presidenta, quais são as oportunidades que o Enem oferece para os jovens? 

Presidenta: Luciano, a nota do Enem abre cinco diferentes oportunidades para os jovens. Em primeiro lugar, a nota do Enem é o critério de seleção usado para que os estudantes tenham acesso às universidades públicas, federais e estaduais, e aos nossos institutos federais de educação profissional e tecnológica. Tanto as universidades públicas quanto os institutos federais participam do Sisu, o Sistema de Seleção Unificada, que está substituindo o velho vestibular, que tanto angustiava os jovens e seus pais. Em segundo lugar, a nota do Enem também é adotada como critério de seleção para o ProUni, para ter acesso ao nosso programa de bolsas de estudo nas universidades privadas. Em terceiro lugar, Luciano, com base no Enem, os estudantes também podem contratar o Fies, o Programa de Financiamento Estudantil, que garante crédito em condições facilitadas para o jovem estudar em universidades privadas. Em quarto lugar, Luciano, o Enem abre as portas das melhores universidades do mundo aos nossos estudantes pelo programa Ciência sem Fronteiras. E, em quinto, a nota do Enem ajuda ainda a conseguir vaga nos cursos técnicos de nível médio do Pronatec por meio do Sisutec, o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico. 

Apresentador: E a procura para o Enem, como tem sido, presidenta? 

Presidenta: Tem sido muito boa. A juventude sabe muito bem que precisa estudar e aproveitar as oportunidades que o governo lhe oferece para construir um futuro melhor. Tanto é assim que o número de jovens que se inscrevem no Enem vem crescendo a cada ano. Para você ter uma ideia, Luciano, no ano passado, o Enem teve 7,1 milhões de inscritos. É muita gente. Esse ano, certamente o Enem também terá uma grande procura. Sempre digo, Luciano, que quem estuda, constroi o caminho do conhecimento, e isso é bom para o jovem e é estratégico para o País. 

Apresentador: Presidenta, explica para a gente como é o processo de seleção do Sisu. 

Presidenta: Luciano, o primeiro passo é fazer a prova do Enem. Com ela, o estudante pode fazer várias opções de cursos em qualquer uma das universidades que participam do Sisu em todo o País. No momento em que o estudante faz a suas escolhas, o sistema já mostra se, naquele momento, a nota do Enem é suficiente para ele ser aprovado. Aí, Luciano, o estudante pode alterar suas escolhas quantas vezes quiser até o fim das inscrições. Veja como a vida do estudante melhorou com o Enem e com o Sisu. Antes, ele teria que fazer uma prova em cada universidade de sua escolha. Se a universidade fosse em outra cidade ou mesmo em outro estado, ele ainda teria que viajar para fazer a prova. Esse ano, em janeiro, com uma só nota no Enem, o estudante pode concorrer a vagas em 115 instituições, em 4.700 cursos diferentes em todo o País fazendo apenas a inscrição pela internet. 

Apresentador: E o Sisu adota a Lei de Cotas, não é, presidenta? 

Presidenta: É isso mesmo, Luciano. Em janeiro deste ano, foram reservadas 25% das vagas de acordo com a Lei de Cotas. E, neste Enem que está aberto agora e que vai valer para 2015, 37,5% das vagas oferecidas pelo Sisu serão destinadas aos estudantes das escolas públicas. Será respeitada ainda, Luciano, a proporção de pretos, pardos, indígenas do estado em que fica a universidade ou instituto de ensino superior. Metade dessas vagas é reservada para estudantes de famílias com renda de até um salário mínimo e meio por pessoa. Como se percebe, temos um conjunto de ações que abrange todas as áreas no ensino superior. Expandimos a Rede Federal de Ensino Superior, aumentamos o número de vagas e criamos, Luciano, novas universidades pelo interior do Brasil afora. 

Apresentador: Quantas vagas foram ofertadas a mais nas universidades, presidenta? 

Presidenta: Luciano, no meu governo, foram ofertadas a mais 96 mil vagas nas universidades. Se somarmos com o governo do presidente Lula, nós mais que triplicaremos o número de vagas relativas a 2002. Desse total, Luciano, de 96 mil vagas, 27% estão na região Nordeste, 17% na região Norte.

Apresentador: O ProUni é outra alternativa para entrar na universidade com o Enem, presidenta? 

Presidenta: É verdade, Luciano. É alternativa para entrar nas universidades privadas. E o ProUni, Luciano, já concedeu 1,4 milhão de bolsas, bolsas integrais ou bolsas parciais, para estudantes que não têm condições de pagar a mensalidade de uma universidade particular. Só no meu governo foram mais de 650 mil bolsas. Para conseguir uma bolsa pelo ProUni, o jovem precisa ter estudado em escola pública, ter renda mensal de até três salários mínimos por pessoa da família e, claro, ter feito o Enem. Além do ProUni, Luciano, o outro caminho é o Fies, caminho que pode ser trilhado por quem quer fazer também uma universidade privada e não tem os recursos para pagá-la. Só no meu governo, cerca de 1,5 milhão de estudantes contrataram o Fies para financiar as mensalidades do seu curso superior em uma universidade privada. 

Apresentador: Ainda tem as bolsas do Ciência sem Fronteiras que o estudante pode concorrer com a nota do Enem. 

Presidenta: Mais de 62.500 bolsas já foram concedidas, o que vai melhorar a formação dos nossos estudantes e ampliar o intercâmbio de conhecimento e pesquisa, tão fundamental para acelerar o desenvolvimento de ciência e tecnologia aqui no Brasil. E até o final do ano, Luciano, serão mais duas seleções: uma em setembro, e outra até o final de dezembro. E, com isso, nós chegaremos aos 101 mil estudantes fazendo Ciência sem Fronteiras em todas as melhores faculdades do mundo. 

Apresentador: É impressionante, presidenta, a quantidade de oportunidades que se apresentam para quem tira uma boa nota no Enem. 

Presidenta: Não podemos esquecer, viu, Luciano, que o Enem também oferece a chance de se fazer um curso técnico por meio do Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico, o Sisutec. Só em 2014 foram 300 mil vagas em cursos técnicos oferecidas para quem terminou o Ensino Médio e fez a prova de seleção do Enem para o Sisutec. Por tudo isso, eu digo com muita tranquilidade que o Enem é o instrumento fundamental para abrir oportunidades para todos os jovens, democratizando o seu acesso à educação e valorizando o esforço de cada uma das pessoas que querem estudar. 

Apresentador: Presidenta, infelizmente, o nosso tempo acabou. Obrigado por mais esse Café com a Presidenta. 

Presidenta: Olha, Luciano, antes de me despedir, eu quero lembrar novamente que as inscrições para o Enem, que vai valer para 2015, começam hoje e vão até o dia 23 de maio. As provas serão realizadas nos próximos dias 8 e 9 de novembro em 1.699 cidades de todo o Brasil. Mais informações podem ser encontradas no site do MEC: www.mec.gov.br. Luciano, obrigada. Uma boa semana e um abraço para todos nossos ouvintes e para você! 

Apresentador: Muito obrigado, presidenta. Você que nos ouve pode acessar o Café com a Presidenta na internet, o endereço é www.brasil.gov.br. Nós voltamos na próxima segunda-feira. Até lá!

Conheça abaixo como é organizado o sistema de educação brasileiro:

Conheça as etapas do sistema educacional brasileiro. Desde a educação básica, passando pelo ensino médio até o ensino superior e técnico

Fonte:

Portal Brasil

Agência Brasil de Comunicação

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Michel Temez faz a primeira reunião ministerial
Michel Temer se reuniu com novos ministros no Palácio do Planalto. Eles discutiram medidas que serão anunciadas nos próximos dias
Dilma destaca importância da agricultura para ‪‎o País
No lançamento do Plano Safra 2016/2017, a presidenta fez um balanço do apoio do governo federal ao setor
No Dia do Trabalho, Dilma anuncia reajuste noBolsa Família
Haverá reajuste médio de 9% no valor do programa e reajuste de 5% na tabela do Imposto de Renda
Michel Temer se reuniu com novos ministros no Palácio do Planalto. Eles discutiram medidas que serão anunciadas nos próximos dias
Michel Temez faz a primeira reunião ministerial
No lançamento do Plano Safra 2016/2017, a presidenta fez um balanço do apoio do governo federal ao setor
Dilma destaca importância da agricultura para ‪‎o País
Haverá reajuste médio de 9% no valor do programa e reajuste de 5% na tabela do Imposto de Renda
No Dia do Trabalho, Dilma anuncia reajuste noBolsa Família

Últimas imagens

Somente em Salvador serão entregues 2.800 unidades
Somente em Salvador serão entregues 2.800 unidades
Foto: Isac Nóbrega/PR
Em vários momentos, integrantes dos movimentos sociais que assistiam à cerimônia gritaram “Não vai ter golpe”
Em vários momentos, integrantes dos movimentos sociais que assistiam à cerimônia gritaram “Não vai ter golpe”
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Ministro da Educação disse que reconhecer o resultado da eleição é fundamental para a democracia
Ministro da Educação disse que reconhecer o resultado da eleição é fundamental para a democracia
Divulgação/EBC
Presidenta Dilma cumprimenta Mauro Lopes em cerimônia de transmissão de cargo na manhã desta quinta-feira (17)
Presidenta Dilma cumprimenta Mauro Lopes em cerimônia de transmissão de cargo na manhã desta quinta-feira (17)
Foto: Elio Sales/SAC

Governo digital