Governo
Michel Temer cobra solução para fornecimento de energia no Piauí
Eletricidade
O vice-presidente da República, Michel Temer, recebeu o governador do Piauí, Antonio José de Moraes Souza Filho, acompanhado de representantes das bancadas estadual e federal e de empresários, para tratar sobre o problema de fornecimento de energia elétrica no estado.
O grupo pediu ao vice-presidente apoio do governo federal para que a Eletrobrás consiga financiamento público para projetos. Diretores da empresa, que também participaram da audiência, reforçaram à necessidade dar continuidade às ações que estão paradas desde o ano passado.
“Vamos trabalhar para obter os empréstimos adequados. A partir de hoje, advogarei essa causa, no sentido de que os recursos venham e sejam destinados à execução do planejamento que já foi feito. Temos que dar uma resposta rápida ao povo do Piauí”, concluiu Temer.
A declaração do vice-presidente foi bem recebida pelo governador Zé Filho.
“A instabilidade no fornecimento de energia elétrica atinge toda a população, do pobre ao rico. Empresas estão migrando para outros estados, comprometendo a economia do Piauí”, relatou.
Eletrobras Piauí
Da construção da primeira usina até a década de 60, o Piauí dispõe apenas de núcleos precários e isolados de geração e de distribuição de energia, através de usinas termelétricas à lenha ou à óleo diesel, com fornecimento para zonas urbanas, durante poucas horas da noite.
Autorizado pela lei Estadual nº 4.868, o Poder Executivo iniciou em 19 de dezembro de 1996, o processo de alienação das ações de propriedade do Estado que integravam o capital social da Cepisa.
Numa primeira fase, a Eletrobras amplia sua participação acionária na empresa para 48,86% das ações ordinárias e assume em 13 de janeiro de 1997 a gestão da Cepisa de forma compartilhada com o Governo do Estado.
No mesmo ano, em 20 de outubro, a Eletrobras, adquire o controle acionário da Cepisa, ou seja 98,8%, e assume o compromisso de preparar a empresa para a privatização.
A Eletrobras Piauí pretende ser até 2020, o maior sistema empresarial global de energia limpa, com rentabilidade comparável às das melhores empresas do setor elétrico. Atuando nos mercados de energia de forma integrada, rentável e sustentável.
Fontes:
Portal Planalto
Eletrobras Piauí
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















