Governo
Parque Internacional de Ponta Porã será anunciado na sexta (30)
Parque tecnológico
O vice-presidente da República, Michel Temer, anunciou que o projeto de criação do Parque Tecnológico de Ponta Porã (PTIn), no Mato Grosso do Sul, será incluído no programa de prioridades do governo federal. A informação de Temer foi dada durante audiência na segunda-feira (26), na Vice-Presidência da República, com o senador Waldemir Moka, idealizador do projeto.
De acordo com o vice-presidente, o projeto do parque vai ser incluído no Programa Regional de Desenvolvimento do Centro-Oeste (PRDCO), cujo anúncio deverá ser feito em reunião do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), na quarta-feira (28), em Foz do Iguaçu, e sexta-feira (30), em Ponta Porã.
“Eu sei da dedicação do Moka para instalação do Parque Tecnológico de Ponta Porã, que vai proporcionar a inclusão de milhares de jovens da fronteira no mercado de trabalho", concluiu Temer.
Processo
A proposta de criação e implantação do Parque Tecnológico Internacional de Ponta Porã (PTIn), no Mato Grosso do Sul, foi oficialmente apresentada em 2013, durante solenidade no Senado Federal. O evento contou com a participação de representantes das instituições signatárias do projeto, entre eles o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, e o diretor superintendente da Fundação Parque Tecnológico Itaipu, Juan Carlos Sotuyo.
A ideia é garantir o apoio do Governo Federal para a implantação do parque tecnológico na cidade sul-mato-grossense, que faz fronteira com o Paraguai. O projeto do novo parque foi baseado no modelo de atuação do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), localizado dentro das instalações da usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), na fronteira do Brasil com o Paraguai. A região reúne ainda a Argentina.
Em agosto de 2013, a comissão responsável pelos estudos para a instalação do Parque de Ponta Porã esteve no PTI para conhecer todo o processo de planejamento, desde a sua concepção até o modelo de gestão das ações desenvolvidas atualmente. O objetivo da comissão era replicar modelos já desenvolvidos, com base nas características que mais se assemelham, como é o caso da fronteira com o Paraguai. Conheça a proposta do PTI.
Fonte:
Portal Planalto
Itaipu Binacional
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















