Governo
Serguei Soares assume a presidencia do Ipea
Posse
Sergei Soares, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), recém-nomeado, tomou posse nesta terça-feira (27), em Brasília (DF), e em seu primeiro pronunciamento aos servidores do Instituto e autoridades do Poder Executivo destacou que um dos desafios perenes do Ipea é cumprir sua missão: prestar assessoria para o governo para que este tome a melhor decisão.
Outros elementos do novo planejamento estratégico do Ipea e os temas de trabalho mais estratégicos serão abordados. Em setembro deste ano, o Ipea completa 50 anos, e o anúncio das inovações faz parte das comemorações do Jubileu de Ouro.
Sergei Soares agradeceu ao ministro pela confiança em nomeá-lo para assumir o Ipea, e reafirma a parceria entre a Secretaria de Assuntos estratégicos (SAE) e o Instituto. “O Ipea, que nasceu a 50 anos atrás, mesmo numa época de autoritarismo, hoje auxilia o governo para que tome a melhor decisão possível, prestando assessoria de auto nível na área de economia e contribuindo nas políticas públicas com aplicação da ciência com pesquisa, pois desenvolvemos atividades de pesquisa para oferecer suporte técnico às ações governamentais para a formulação de políticas públicas,” finaliza.
Na mesma cerimônia o ministro de Estado chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE) e ex-presidente do Ipea, Marcelo Neri, fez um balanço de sua gestão à frente do Instituto e anunciou duas novidades no processo de produção de pesquisas.
Em seu balanço sobre o período que esteve à frente da presidência do Ipea, Neri destacou a missão do Instituto, que é aprimorar políticas públicas essenciais ao desenvolvimento brasileiro por meio da produção de conhecimento. “Essa é a missão do Ipea que tem 320 publicações por ano. Este não é o principal destaque, mas sim a qualidade desse material acadêmico”, completa.
Outro ponto no balanço de sua gestão durante presidência do Ipea, Neri destaca os valores mais trabalhados no Instituto que são a Diversidade divisões, Excelência técnica, Isenção e imparcialidade, Criatividade e inovação e Valorização das pessoas.
Neri reconhece o trabalho desenvolvido no Ipea e comenta uma orientação da presidenta Dilma. “A presidenta pediu para que a instituto fosse composto por “homens do renascimento”, ou seja, que tenha o poder de unir a ciência com humanismo, à migração social”, disse ressaltando o orgulho dessa geração. “ Me orgulho de poder presenciar essa redução de desigualdades. Mostramos que conseguimos fazer as coisas.”
Inovações
Foi apresentada ainda a primeira sala de sigilo de Brasília instalada na sede do Ipea, que permitirá aos pesquisadores trabalhar com informações classificadas, e o software extrator de dados, desenvolvido na casa e que permite fazer na internet cruzamentos em bases de microdados.
Os usos desses dispositivos serão ilustrados com resultados anunciados em primeira mão relativos a alguns dos principais desafios prospectivos de pesquisa e de políticas públicas brasileiras, como a agenda de produtividade, educação, poupança financeira e distribuição de riqueza das famílias.
Muitas destas frentes têm sido trabalhadas pela SAE em parceria com o Banco Central, como o desenho de estratégias voltadas para o estímulo à poupança e à inclusão financeira.
Cerimônia
Participaram ainda da cerimônia a ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, e a ministra chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres (Seppir), Eleonora Menicucci.
Sergei Soares
Doutor e mestre em Economia pela UnB, Sergei Soares foi estagiário do Ipea entre 1991 e 1992 e ingressou por concurso público, em 1998, na carreira de técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto, onde publicou dezenas de estudos na área de economia do bem-estar social. Ele trabalhou no Ministério da Educação (MEC), no Banco Mundial, foi chefe de Gabinete do Ipea e diretor de Estudos e Políticas Sociais.
Fontes:
Portal Brasil
com informações da Secretaria de Assuntos Estratégicos e
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















