Governo
Seminário debate inclusão de catadores de materiais recicláveis
Alagoas
Será realizado nos dias 15 e 16 de maio, em Maceió (AL), o Seminário Alagoano Pró-Catador, promovido pela Secretaria-Geral da Presidência da República e Governo do estado. O objetivo é debater medidas para a inclusão socioprodutiva dos catadores de materiais recicláveis e o encerramento de lixões no estado. O Seminário acontece na Associação Comercial de Maceió e a participação é aberta a todos os interessados.
O Seminário integra as ações do governo federal para apoiar projetos dos estados em parceria com da Secretaria Nacional de Economia Solidária/ Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Os projetos visam o fomento a empreendimentos econômicos solidários e redes de cooperação atuantes com resíduos sólidos, constituídas por catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis.
Em sua primeira fase, os projetos preveem a elaboração de um diagnóstico da situação dos catadores e a situação dos lixões nos Estados, e em Alagoas contempla 11 municípios da região metropolitana. Já foram realizados seminários no Ceará, em Pernambuco, na Bahia, no Maranhão e no Pará.
Participam do evento, representantes do Comitê Interministerial para Inclusão Social e Econômica de Catadores de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis (CIISC), da Secretaria Nacional de Economia Solidária/ Ministério do Trabalho e Emprego (Senaes), do governo estadual, além do Ministério Público de Alagoas e do Paraná, do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis (MNCR), da Associação dos Municípios Alagoanos, da Unitrabalho e da Superintendência Urbana de Limpeza de Maceió.
Programação
No primeiro dia acontecem três painéis com os temas: desafios da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e da inclusão socioeconômica de catadores de materiais recicláveis; a situação da implantação da PNRS com inclusão dos catadores de Alagoas; e estratégias de inclusão socioeconômica de catadores e catadoras na implantação da PNRS em Alagoas.
No segundo dia haverá apresentação de metodologias de encerramento de lixões com inclusão socioeconômica de catadores de materiais recicláveis e trabalhos em grupos, moderados pelo representante do governo federal para discutir a inclusão de catadores de lixões nas políticas públicas relacionadas a inclusão social, saúde, educação e infraestrutura.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















