Governo

Materiais Recicláveis

Última semana para inscrever trabalhos sobre Tecnologia e Inclusão de Catadores

Encontro promovido pela Secretaria-Geral, IPEA e UnB, acontece em Brasília entre os dias 20 a 22 de agosto de 2014
publicado: 05/05/2014 18h05, última modificação: 22/12/2017 21h33

Esta é a última semana para inscrição de trabalhos para o Encontro sobre Tecnologia e Inclusão de Catadores de Materiais Recicláveis promovido pela Secretaria-Geral da Presidência da República, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Universidade de Brasília (UnB), que acontece em Brasília nos dias 20 a 22 de agosto de 2014. Mais informações podem ser obtidas por e-mail e no telefone (61) 3107-0373.

O evento tem o objetivo de debater tecnologias de gestão e de tratamento de resíduos sólidos urbanos que operam com a inclusão de catadores de materiais recicláveis e, ao mesmo tempo, promover o diálogo entre o campo científico e tecnológico e as experiências desenvolvidas por organizações de catadores.

Para apresentar trabalhos os participantes deverão, no momento da inscrição enviar resumo ou descrição do trabalho, juntamente com a ficha de inscrição. Serão aceitos artigos acadêmicos, relatos de experiências, artefatos ou equipamentos de processamento relacionados à reciclagem de resíduos sólidos e produto resultado de reciclagem ou reaproveitamento de material reciclado.

A divulgação dos resumos selecionados para apresentação será no dia 8 de junho. A data para o envio de artigos completos e de postagem dos vídeos é até 27 de julho.

Sobre o edital

As políticas públicas de apoio e fomento a esse setor produtivo, em diversas áreas e níveis de governo, são cada vez mais presentes. Em nível federal, existe o Programa Pró-Catador, que tem por finalidade integrar e articular as ações do governo federal voltadas ao apoio e ao fomento à organização produtiva dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, à melhoria das condições de trabalho, à ampliação das oportunidades de inclusão social e econômica e à expansão da coleta seletiva de resíduos sólidos, da reutilização e da reciclagem por meio da atuação desse segmento.

O programa congrega ações de diversos órgãos de governo e a sua coordenação é realizada pelo Comitê Interministerial para a Inclusão dos Catadores de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis (CIISC).

Nos últimos 5 anos, foram investidos cerca de 500 milhões de reais em apoio aos catadores(as) de materiais recicláveis em todo o País.

Para favorecer este processo a Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio do Comitê Interministerial de Inclusão Social e Econômica de Catadores de Materiais Recicláveis – (CIISC), a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes/MTE), a Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (SECIS/MCTI), o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) em parceria com a Universidade de Brasília (UNB) e com o Observatório da Reciclagem Inclusiva e Solidária promovem o Encontro Nnacional Conhecimento e Tecnologia: Inclusão Socioeconômica de Catadores (as) de Materiais Recicláveis.

Edital de chamada pública (Arquivo em PDF)

Prorrogação de prazo (Arquivo em PDF)

Inscrições (Arquivo em Word)

Fonte:
Secretaria-Geral da Presidência da República

error while rendering plone.belowcontentbody.relateditems