Governo
Brasil e Chile assinam acordos de cooperação
Relações Internacionais
A Presidenta da República do Chile, Michelle Bachelet, foi recebida pela presidenta Dilma Rousseff, nesta quinta-feira (12), em sua primeira visita oficial ao Brasil desde que assumiu o cargo para o atual mandato, em março deste ano.
Em reunião no Palácio do Planalto, em Brasília, as duas chefes de estado trataram sobre temas da agenda bilateral, em especial as questões relacionadas à cooperação energética, à integração física, ao comércio e aos investimentos. Também serão examinados temas regionais e multilaterais.
Por ocasião da visita, foi assinado Memorando de Entendimento para intercâmbio de informações sobre violações aos direitos humanos durante os regimes militares nos dois países. No Brasil, o acordo auxiliará as atividades da Comissão Nacional da Verdade.
Após a reunião as presidentas viajam para São Paulo, onde o governo brasileiro vai oferecer um almoço a todos os chefes de estado que vieram ao Brasil para acompanhar a abertura da Copa do Mundo, nesta tarde.
Relação entre os dois países
O Brasil é o principal destino de investimentos chilenos no mundo, com estoque de US$ 24,6 bilhões. Os investimentos brasileiros também têm aumentado sua presença no Chile, especialmente nos setores de energia, serviços financeiros, alimentos, mineração, siderurgia e construção civil.
A corrente de comércio com o Chile, que alcançou US$ 8,8 bilhões em 2013, é a terceira maior do Brasil como País da América Latina. Nos últimos quatro anos, o intercâmbio entre os dois países observou aumento de 65,3%.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















