Governo
Dilma recebe Joe Biden nesta terça-feira (17)
Relações bilaterais
A presidenta Dilma Rousseff, o vice-presidente brasileiro, Michel Temer, e o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden se reúnem nesta terça-feira (17).
Joe Biden veio ao Brasil para assistir o jogo da seleção americana de futebol, que venceu Gana por 2 a 1 na noite de segunda-feira (16), e para estreitar laços diplomáticos com o governo brasileiro.
De acordo com a embaixada norte-americana, depois de passar pelo Brasil, Biden vai à Colômbia e à República Dominicana para diálogos com os líderes dos dois países.
Relações bilaterais
Nos últimos dias, Dilma recebeu outras autoridades. Na quinta-feira (12), a presidenta do Brasil se reuniu com presidenta da República do Chile, Michelle Bachelet, para tratar sobre temas da agenda bilateral, em especial as questões relacionadas à cooperação energética, à integração física, ao comércio e aos investimentos. Também serão examinados temas regionais e multilaterais.
Por ocasião da visita, foi assinado Memorando de Entendimento para intercâmbio de informações sobre violações aos direitos humanos durante os regimes militares nos dois países. No Brasil, o acordo auxiliará as atividades da Comissão Nacional da Verdade.
No domingo (15), Dilma recebeu a chanceler da República Federal da Alemanha, Angela Merkel, para um jantar de trabalho, no Palácio da Alvorada.
No encontro, as chefes de governo discutiram a reforma das instituições de governança global e temas da agenda de paz e segurança internacionais, bem como temas relacionados à segurança das comunicações eletrônicas.
Na segunda-feira (16), a presidenta brasileira recebeu o presidente de Angola, José Eduardo dos Santos. Na oportunidade, o presidente do país africano revelou o apoio a candidatura do Brasil a membro permanente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas(ONU).
Em retribuição, Dilma Rousseff anunciou o apoio do Brasil a candidatura de Angola ao cargo de membro não permanente no mesmo Conselho. Ainda durante o encontro, também foram discutidos acordos bilaterais de facilitação de investimentos recíprocos.
Além disso, a presidenta assinou protocolo referente à facilitação de vistos de angolanos no Brasil. A medida estenderá para 24 meses o prazo de validade de vistos de negócio. A assinatura aconteceu nessa segunda-feira, durante a visita oficial do presidente da Angola, José Eduardo dos Santos, em Brasília.
Fonte:
Portal Brasil
Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















