Governo
Presidenta Dilma recebe o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe
Relações internacionais
A presidenta Dilma Rousseff recebe nesta sexta-feira (1), o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe. Cerimônia oficial de chegada do Primeiro-Ministro está marcada para às 11h. Às 11h20 terá uma reunião bilateral entre Shinzo Abe e Dilma Rousseff. Uma Cerimônia de Atos e Declaração à Imprensa está marcada para às 12h15 e em seguida as duas autoridades devem almoçar juntas.
Na avaliação do embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda, ambos os países poderão aprofundar entendimentos sobre temas como a segurança internacional, além de fortalecer as parcerias econômicas, em especial na área de saúde.
A visita oficial pretende estreitar as relações entre o Brasil e o país asiático. Hoje, o Japão é o 2º maior parceiro comercial do Brasil na Ásia, e o 6º no mundo.
“Gostaríamos de intensificar as cooperações com o Brasil nas áreas de petróleo e gás natural, indústria naval, infraestrutura de transporte de grãos, segurança pública, educação e formação de recursos humanos e saúde. Entre essas seis áreas, a saúde será uma nova área de cooperação econômica. Estão previstas a cooperação para agilizar o processo de análise e de aprovação de novos medicamentos e de aparelhos médicos, e a cooperação na área de medicina avançada como o tratamento de câncer”, diz Kunio Umeda.
Segundo o embaixador, as relações entre os dois países são especiais porque ambos compartilham os mesmos valores, como democracia e respeito aos direitos humanos. Além disso, o Brasil abriga a maior comunidade de origem nipônica no exterior, com cerca de 1,6 milhão de pessoas. Ele apresentou dados para destacar os investimentos de empresas japonesas no Brasil, que vem crescendo ao longo dos anos.
“O Brasil está aumentando a sua presença no mundo como o membro do Brics e do G20, tornando-se a 7ª maior economia do mundo. Os interesses das empresas japonesas sobre o Brasil vêm aumentando cada vez mais, e, nos últimos cinco anos, o número de empresas japonesas instaladas no Brasil duplicou e passou a ser cerca de 700 mil. O investimento direto do Japão para o Brasil nos últimos cinco anos foi de 20 bilhões de dólares.”
Fonte:
Blog do Planalto
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















