Governo
7 de Setembro: Mais de 30 mil são esperados para desfile
Esplanada dos Ministérios
O momento mais esperado das comemorações do Dia da Independência do Brasil acontece neste domingo (7), quando a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, vira palco do desfile cívico-militar, com participação de 3,5 mil civis e militares e alunos de escolas do governo do Distrito Federal.
Para acomodar as mais de 30 mil esperadas para o público, foram instaladas arquibancadas com capacidade para 22 mil pessoas sentadas ao longo do percurso de 2 quilômetros na Esplanada dos Ministérios. Postos para atendimento de saúde estarão montados durante a comemoração.
O desfile se inicia com a execução do Hino Nacional Brasileiro pela Fanfarra do 1º Regimento da Cavalaria de Guardas dos Dragões da Independência. A partir daí, desfilam pela Esplanada bandas marciais, grupos culturais, estudantes, veteranos de guerra, integrantes das Forças Armadas Brasileiras, policiais militares, bombeiros, entre muitos outros.
Além da tradicional Esquadrilha da Fumaça, que se apresentará nos novos aviões A-29, os Supertucanos, o desfile terá presença de outros modelos de aeronave, tropas motorizadas e cavalaria de guardas.
Apresentação
O desfile será dividido em duas partes. A primeira parte da apresentação é dedicada ao desfile cívico-escolar. Em seguida, é apresentado o desfile cívico-militar. Nesse segundo momento, Marinha, Exército, Força Aérea Brasileira, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do DF e Força Nacional de Segurança Pública se apresentam. Estarão presentes tropas motorizadas, mecanizadas e blindados, além do 1º Regimento de Cavalaria de Guarda.

O público poderá conferir novos e modernos equipamentos das Forças Armadas. Estarão expostas as viaturas lançadoras de foguetes Astros 2020 e o blindado Guarani. Serão duas Astros da Marinha e duas do Exército. Trata-se de um sistema de apoio de fogo de longe alcance e com elevada precisão. A aquisição faz parte de projeto estratégico de modernização da Força Terrestre.
Além disso, a Esquadrilha da Fumaça vai colorir os céus da capital com sete Super Tucanos – aeronaves recém-incorporadas à Força Aérea Brasileira (FAB). Ao todo serão 47 aeronaves: Tucano, Super Tucano, Hércules e outras de transporte, reconhecimento e patrulha. Elas sobrevoarão a Esplanada ao longo do evento cívico-militar.
Entretanto, a Esquadrilha da Fumaça, que tradicionalmente encerra o evento, não fará acrobacias já que os pilotos estão em fase de adaptação com as novas aeronaves. A esquadrilha, no entanto, fará uma escrita no céu de Brasília com sete Super Tucanos.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















