Governo
Brasileiros podem participar da Cúpula Ibero-Americana como voluntários
Inovação
A XXIV Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo terá como foco iniciativas que promovem a inovação cidadã. O evento acontecerá entre os dias 24 de novembro a 5 de dezembro, na cidade de Vera Cruz, no México. A inscrição é gratuita e está aberta até domingo, (28), no site da iniciativa.
A Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB), por meio do programa Cidadania 2.0 e da Presidência do México, avaliou projetos de inovação cidadã para serem prototipados e apresentados durante a XXIV Cúpula Ibero-Americana. Foram mais de 190 projetos provenientes de todos os cantos de Ibero-América sobre temas como ecologia, saúde, cultura, dados abertos, participação pública, urbanismo, ciência cidadã, entre outros.
As dez iniciativas selecionadas serão levadas a Vera Cruz e desenvolvidas com a ajuda de 80 colaboradores dos países envolvidos, entre eles o Brasil. A Cúpula reúne, anualmente, desde 1991, chefes de Estado e Governo dos países da Ibero-América: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela e Andorra, desde 2004.
O objetivo do programa Cidadania 2.0 é promover a inovação cidadã nos países Ibero-americanos mediante o uso dos meios digitais com o fim de fomentar a transformação social, a governança democrática, e o desenvolvimento social, cultural e econômico.
Voluntários
O programa convida colaboradores que desejem participar, envolvendo-se na concepção e prototipagem dessas dez novas ferramentas, plataformas e ações de inovação cidadã para serem desenvolvidos. Serão disponibilizadas 80 vagas para colaboradores, das quais 40 serão destinadas a residentes no México e 40 a pessoas de outras procedências da Ibero-América.
O papel dos colaboradores será fundamental. Eles terão a oportunidade de se unir às equipes dos projetos e trabalhar em um ambiente no qual há uma relação horizontal. Constitui uma oportunidade para a troca de conhecimentos reflexivos e para a aprendizagem teórica e prática, assim como para a possibilidade de trabalhar numa equipe multicultural, com pessoas provenientes de toda a Ibero-América. Veja mais informações.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















