Governo
Evento em Brasília debate a mobilidade do conhecimento
Intercâmbio
Teve início nessa segunda-feira (15), em Brasília, a 8ª reunião da Mesa-Redonda da Sociedade Civil União Europeia-Brasil. Durante o painel sobre Mobilidade do Conhecimento, principal tema do evento, conselheiros de ambas as delegações defenderam a implementação de medidas que propiciem e estimulem o compartilhamento do conhecimento entre os países europeus e o Brasil.
Para o português Mário Soares, representante do Comitê Econômico e Social Europeu (CESE), e Naomar Monteiro de Almeida, do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) ainda há muito que fazer para garantir o intercâmbio de conhecimento, pesquisa e inovação.
Embora tenham ressaltado os progressos proporcionados por programas de mobilidade específicos como o Erasmus e o Ciências Sem Fronteiras, Soares e Almeida ressaltaram a necessidade de avançar principalmente no que diz respeito à burocracia, fator que, segundo eles, limitaria a circulação de estudantes, professores e pesquisadores.
A dificuldade de reconhecimento dos diplomas e a incompatibilidade entre as instituições de ensino no que diz respeito aos parâmetros de acreditação oferecidos por elas também foram apontados pelos conselheiros como grandes entraves.
O conselheiro do CDES frisou a criação de vários programas voltados para o ensino superior, bem como a ampliação do número de universidades, de campis, de docentes e matrículas. Cada universidade brasileira ainda possuí um sistema de acreditação próprio, o que faz com que, muitas vezes, a mobilidade nacional se torne mais difícil que a internacional”, explicou.
Mário Soares afirmou que a cooperação internacional tem papel muito importante nesse sentido, uma vez que pode fazer com que os Estados se comprometam em prol da mobilidade. O representante do CESE defendeu ainda que o direito universal à educação e ao acesso ao saber. “O direito ao conhecimento não pode ser uma opção”, pontuou.
O diálogo sobre a mobilidade do conhecimento no âmbito da Mesa-Redonda foi iniciado no última encontro entre CDES e CESE, realizado em Bruxelas, no ano passado. Na ocasião, o assunto foi escolhido pelos conselheiros como tema central da 8 reunião.
A programação do evento continua nesta terça-feira (16) com painéis sobre mobilidade urbana, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e novos indicadores para além do PIB.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















