Governo
Presidenta autoriza início do desfile da Independência
7 de Setembro
Após chegar à Tribuna, a presidenta Dilma Rousseff recebeu as honras militares feitas pelo Batalhão da Guarda Presidencial (BGP) e autorizou início do desfile
Por volta das 9 horas da manhã, a presidenta Dilma Rousseff autorizou o Comando Militar do Planalto a iniciar o Desfile Cívico de Sete de Setembro, que conta com a participação de escolas e forças militares, em um grande ato de homenagem à história do Brasil.
Dilma chegou à Esplanada em carro aberto, no Rolls-Royce da Presidência da República. Após autorização da presidenta, foram executados Hino Nacional Brasileiro e do Hino da Independência pela Fanfarra do 1° Regimento da Cavalaria de Guarda dos Dragões da Independência.
Ao longo da apresentação, passam pela Esplanada estudantes de escolas públicas do Distrito Federal, forças militares do País além de grupamentos como a Brigada de Infantaria Paraquedistas, a Ordem Unida dos Granadeiros e o Batalhão da Guarda Presidencial.
A presidenta foi recebida para acompanhar o desfile por autoridades como o vice-presidente da República, Michel Temer, e o ministro da Defesa, Celso Amorim.
A expectativa é que 30 mil pessoas acompanhem o desfile, de acordo com o Ministério da Defesa. Para acomodar o público, foram instaladas arquibancadas com capacidade para 22 mil pessoas sentadas ao longo do percurso de dois quilômetros na Esplanada dos Ministérios.
Rolls-Royce da Presidência
O Rolls-Royce que transportou Dilma para a Esplanada dos Ministérios serve a Presidência da República desde 1953. A partir de então, todos os chefes de Estado utilizaram o veículo em algum momento de seus mandatos. Atualmente, a viatura presidencial encontra-se em fase de preparação para as festividades deste ano.
O automóvel de origem inglesa exige atenção permanente. Uma vez por semana, por exemplo, a relíquia sai da garagem da Presidência por 20 minutos. Neste período de tempo, o servidor Areolino Moreira de Castro dirige o carro para manter seu bom funcionamento. Secretário da Coordenação de Transportes, Castro está há 30 anos no setor e, desde 1990, é responsável por este serviço, além de exercer suas funções de rotina.
Além do desfile, a relíquia pode ser vista nas posses presidenciais ou no primeiro domingo de cada mês durante a troca da Bandeira Nacional, quando fica estacionada na portaria principal do Palácio do Planalto.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















