Governo
Dilma e Mujica defendem fortalecimento das relações na América Latina
Cooperação internacional
Após o encontro desta sexta-feira (7) com o presidente uruguaio, José Mujica, a presidenta Dilma Rousseff destacou a necessidade de fortalecimento das relações do Brasil com o Uruguai e com os países do Mercosul.
Nesse sentido, ela lembrou o avanço de negociações pela integração energética e produtiva entre os países e do investimento em infraestrutura. Para a presidenta, é fundamental fazer investimentos que permitam o crescimento do mercado da região.
“Estamos falando de um processo de integração que permita que sejamos capazes de olhar os interesses da região. Essa região do mundo, onde nós nos localizamos, é hoje um mercado muito significativo que nós temos de ajudar a expandir. Isso passa pelo equacionamento do problema secular da desigualdade que levou muitos latino- americanos, nos últimos anos, a condição de consumidores e que significou também a criação de um grande mercado para nós”, afirmou.
Em entrevista após o encontro, o presidente José Mujica falou de tratativas com a presidenta Dilma pela construção de um porto no Rio da Prata que favoreça o desenvolvimento dos países da região – Brasil, Paraguai, Bolívia, Uruguai e Argentina.
Mujica defendeu também o fortalecimento das relações entre os países latino-americanos. “Passamos alguns séculos sem olharmos entre nós mesmos e precisamos avançar para mudar esse cenário. O processo de desenvolvimento chegou tarde para a América Latina e é por isso que temos que juntar nossas forças. Só assim nos tornaremos fortes”, analisou.
Ouça entrevista na íntegra concedida pela presidenta Dilma Rousseff após visita do presidente do Uruguai.
Fonte:
Blog do Planalto
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















