Governo
Dilma Rousseff se reúne com o Emir do Catar
Relações diplomáticas
A presidenta Dilma Rousseff desembarcou nessa terça-feira (11) em Doha, no Catar. Essa é a terceira visita que um chefe de Estado brasileiro faz ao país.
Nesta quarta-feira (12), às 10h (5h no horário de Brasília), a presidenta foi recebida pelo Emir do Catar, Xeque Tamim bin Hamad Al Thani, no Emiri Diwan.
Na pauta do encontro, foram abordadas as relações comerciais e diplomáticas dos dois países, a situação política do Oriente Médio, além de temas de aprofundamento do relacionamento, como promoção de investimentos bilaterais, interconectividade no setor de transportes aéreos e cooperação bilateral em terceiros países.
Durante a reunião, Dilma agradeceu pessoalmente ao Emir a realização do “Ano da Cultura Brasil-Catar”, evento que celebra os 40 anos de relações diplomáticas entre as duas nações, iniciadas em 1974.
A presidenta também foi recebida, às 11h, pela presidenta da Qatar Foundation, Xeica Mozah bint Nasser, Rainha-Mãe do Catar, patrocinadora do evento cultural, culminando, em julho, na exposição “Pérolas”, o principal acervo do Museu de Arte Islâmica de Doha, no Museu de Arte Brasileira em São Paulo. A Xeica esteve no Brasil em 2013 visitando projetos educacionais mantidos pela Qatar Foundation no Rio de Janeiro e no Pará.
A presidenta também aproveitou o encontro com o Chefe de Estado catari para anunciar que o Brasil está disposto a contribuir para a organização da Copa do Mundo de 2022 no Catar, colaborando na troca de experiências para o evento esportivo.
Ainda em novembro, o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, participou do Doha Goals International Forum, representando Dilma. Em julho, durante a Copa do Mundo, o Emir-Pai do Catar, Hamad bin Khalifa al Thani, foi ao Rio de Janeiro para assistir à partida entre Alemanha e Argentina.
Por fim, ainda nesta quarta-feira, a presidenta Dilma Rousseff segue para Brisbane, na Austrália, onde participa da reunião de cúpula do G20. O encontro começa no sábado, 15 de novembro e termina no dia seguinte. Está prevista para as 8h30 do sábado uma reunião dos chefes de Estado dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
Fonte:
Blog do Planalto
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















