Governo
Joaquim Levy é ex-secretário do Tesouro Nacional
Perfil
Joaquim Vieira Ferreira Levy nasceu no Rio de Janeiro em 1961. Formou-se em engenharia naval pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Concluiu o doutorado em economia pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, em 1992 e o mestrado em economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 1987.
Iniciou a carreira em 1984, no Departamento de Engenharia e na Diretoria de Operações da Flumar S/A Navegação.
Foi professor do curso de mestrado da FGV em 1990. Depois, integrou o Fundo Monetário Internacional (FMI), de 1992 a 1999.
Entre 1999 e 2000 exerceu atividades nas Divisões de Mercado de Capitais e de Estratégia Monetária como economista visitante no Banco Central Europeu (BCE).
No ano de 2000 foi nomeado secretário-adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda. No ano seguinte, tornou-se economista-chefe do Ministério do Planejamento. Em janeiro de 2003, foi nomeado Secretário do Tesouro Nacional.
Levy deixou o Tesouro Nacional em 2006, quando foi nomeado, em abril daquele ano, vice-presidente de Finanças e Administração do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Desligou-se do BID no final do mesmo ano e, em janeiro de 2007, foi convidado pelo então governador do Rio, Sérgio Cabral, a assumir a Secretaria de Fazenda do estado.
Joaquim Levy deixou o cargo em 2010 para se tornar diretor-superintendente da administradora de investimentos Bradesco Asset Management, em junho daquele ano.
Fonte:
Tesouro Nacional
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















