Governo
Presidenta Dilma e primeiro-ministro turco discutem temas do G20
Economia Mundial
A presidenta Dilma Rousseff se reuniu nesta sexta-feira (14) com o primeiro-ministro da Turquia, Ahmet Davugotlu, em Brisbane, Austrália. Eles trataram das relações comerciais e diplomáticas, além de temas relativos à crise econômica internacional.
Foi a primeira reunião bilateral entre Dilma e um chefe de Governo na véspera da reunião de Cúpula do G20, o grupo das 20 maiores economias do mundo, que começa neste sábado (15). A próxima presidência do grupo passará formalmente às mãos da Turquia em dezembro. A reunião de 2015 será realizada naquele país.
Dilma esteve em Ancara em outubro de 2011 e defendeu a articulação entre Brasil e Turquia para reformas nas instituições econômicas e financeiras internacionais, aumentando a participação dos países nas decisões que afetam diretamente os povos.
O foro do G20 representa cerca de 60% da população mundial, 85% do produto interno bruto global e mais de 75% do comércio mundial. Ainda não estão confirmadas reuniões da presidenta Dilma com outros chefes de Estado, mas estão previstos encontros dela com os presidentes Barack Obama (EUA), Xi Jin Ping (China) e Angela Merkel (Alemanha).
No sábado pela manhã, Dilma participa com outros chefes de Estado da reunião dos Brics em Brisbane. O encontro está previsto para começar às 8h30 (20h30 de sexta-feira [13], hora de Brasília), na sala Catarina, no hotel Royal on the Park, com cobertura da imprensa oficial. Ela fala na primeira sessão plenária do G20, ainda no sábado, a partir das 15h15 (3h15, horário de Brasília).
Às 10h, a presidenta vai ao Plenário do Parlamento de Queensland para a primeira rodada de conversas reservadas com chefes de Estado e de Governo do G20. O acesso à imprensa está limitada à cobertura oficial do evento. As imagens estarão posteriormente disponíveis no Centro de Mídia do Centro de Convenções de Brisbane. Ao meio-dia, ela participa do almoço, junto com outros colegas, oferecido pelo primeiro-ministro da Austrália, Tony Abbott, nos jardins do Parlamento.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















