Governo
Presidenta Dilma lamenta morte do cabo Michel Augusto Mikami
Nota oficial
A presidenta Dilma Rousseff divulgou nesta sexta-feira (28) nota de pesar em que lamenta a morte de Michel Augusto Mikami, cabo do Exército que foi baleado na cabeça enquanto fazia patrulhamento no conjunto de Favelas da Maré, Zona Norte do Rio de Janeiro. Dilma afirmou que o cabo morreu “no cumprimento do dever, na missão de pacificação empreendida pelo Exército Brasileiro“.
Esta é a primeira morte de um militar das Forças Armadas desde o início do processo de pacificação, há seis anos.
O cabo Michel Mikami, do Exército, morreu na sexta-feira (28), atingido por uma bala na cabeça no Complexo da Maré. O militar chegou a ser levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região, mas não resistiu ao ferimento.
Michel tinha 21 anos e servia no 28º Batalhão de Infantaria Leve, localizado na cidade de Campinas (SP), cidade onde mora sua família. Era solteiro, natural de Vinhedo (SP) e integrava a Força de Pacificação que se encontra no Complexo da Maré. Um blindado do Exército também foi atacado a tiros e acabou caindo em um valão, ao tentar manobrar no terreno.
O ministro da Defesa, Celso Amorim, também lamentou o falecimento do cabo. O titular da pasta manifestou pesar pelo incidente e afirmou que o órgão, por meio do Exército Brasileiro, prestará todo apoio à família de Michel.
O ministro ressaltou que o jovem militar faleceu no cumprimeto do dever, “integrando uma missão nobre, cujo objetivo é levar a paz aos moradores do Complexo da Maré”.
Leia a nota da presidenta Dilma na íntegra:
Foi com pesar que recebi a notícia da morte de Michel Augusto Mikami, cabo do Exército baleado na cabeça por bandidos, durante patrulhamento no conjunto de Favelas da Maré, no Rio, nesta sexta-feira. Ele morreu no cumprimento do dever, na missão de pacificação empreendida pelo Exército Brasileiro.
Quero expressar minha dor e minha solidariedade à família e aos amigos de Michel.
Dilma Rousseff
Presidenta da República
Fontes:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















