Governo
Por telefone, Dilma parabeniza Tabaré Vázquez pela vitória
Uruguai
A presidenta Dilma Rousseff telefonou nessa segunda-feira (1º) para o presidente eleito do Uruguai, Tabaré Vázquez, e o cumprimentou pela vitória nas eleições presidenciais, concluídas no último domingo (30). Vázquez foi eleito para cinco anos de mandato e vai suceder o presidente José Pepe Mujica a partir de 1º de março de 2015.
Dilma elogiou a tranquilidade do pleito no Uruguai e disse estar pronta para aprofundar, ainda mais, os laços de amizade e cooperação entre os dois países.
Ela também informou que comparecerá às cerimônias de posse em Montevidéu e estendeu o convite a Tabaré Vázquez para participar da cerimônia de posse presidencial em Brasília, no dia 1º de janeiro.
Ao agradecer o telefonema, o presidente Vázquez indicou sua intenção de trabalhar em conjunto com o Brasil pelo aprofundamento das relações bilaterais e regionais. Disse também que pretende estar presente à solenidade de posse da presidenta em Brasília.
Eleições uruguaias
O candidato da Frente Ampla e ex-presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, foi eleito no último domingo (30) para suceder o presidente José Pepe Mujica.
Vázquez foi presidente do Uruguai de 2005 a 2010, antes de entregar o cargo a Mujica, que foi eleito senador em outubro passado. Este será o terceiro governo consecutivo da Frente Ampla.
A Frente Ampla – a aliança de partidos de esquerda, está no poder há dez anos no Uruguai. Nesse tempo, os chamados frentistas sempre contaram com maioria no Congresso e por isso conseguiram aprovar leis polêmicas como a da legalização do aborto, a do casamento entre pessoas do mesmo sexo e a da produção e venda da maconha.
Fonte:
Blog do Planalto
Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















