Governo
Descubra curiosidades sobre a posse presidencial
História política
O ato da posse presidencial, realizado neste dia 1º de janeiro, carrega uma longa história e vários detalhes interessantes.
Um deles se refere às datas da posse presidencial. Na República Velha, a posse ocorria em 15 de novembro.
A partir da redemocratização do país, em 1946, a data foi alterada para 31 de janeiro e marcou o início do mandato de Gaspar Dutra (1946), Getúlio Vargas (1951), Juscelino Kubtschek (1956) e Jânio Quadros (1961) tomaram posse.
No período militar, o presidente tomava posse no dia 15 de março. Os primeiros presidentes civis eleitos após a sequência de militares, José Sarney e Fernando Collor, assumiram o poder na mesma data.
Os presidentes da República começaram a ser empossados no dia 1º de janeiro após determinação que consta na Constituição Federal de 1988. A data também foi referendada pela emenda constitucional que instituiu a reeleição em 1997.
Os últimos presidentes eleitos por voto direto, a partir de Fernando Henrique Cardoso, tomaram posse do primeiro e do segundo mandatos nesta data.
Faixa Presidencial
Um símbolo do poder presidencial, a faixa é usada nos desfiles de 7 de setembro ou em outros dias festivos. O presidente eleito recebe a faixa presidencial no alto da rampa de entrada do palácio e discursa, no parlatório, para a população.
Como a presidenta Dilma foi reeleita, receberá a faixa das mãos do Cerimonial da Presidência da República. Em 2010, ela recebeu das mãos do presidente Lula.
As especificações de usos e de formato constam de decreto de 1910, assinado por Hermes da Fonseca. A faixa verde e amarela, de seda, tem 15 centímetros de largura. No alto, o Brasão da República é bordado com fios de ouro; na extremidade, a franja também é montada com correntes de ouro.
Presa à roseta, há uma joia com diamantes e uma moeda de ouro que traz o Brasão da República, de um lado, e a frase presidente da República Federativa do Brasil, cunhada do outro.
Desfile presidencial
O Desfile presidencial segue um trajeto específico, que contempla os inúmeros pontos turísticos de Brasília. Na primeira parte fase do caminho, o presidente eleito e seu vice saem do Palácio da Alvorada rumo à Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida.
Em seguida, os mandatários vão ao Congresso Nacional, onde são recebidos pelos Presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados. Esse encontro representa a prestação do Compromisso Constitucional.
No Congresso Nacional, os eleitos recebem as honras militares, o Hino Nacional é executado, o Primeiro-Secretário da Mesa do Congresso faz a leitura do termo de posse e o presidente do Congresso Nacional os declara empossados. No local, o presidente eleito faz o primeiro discurso à nação.
Depois da primeira fala, o presidente e seu vice voltam ao Palácio do Planalto, onde a nova equipe do governo é empossada e todos seguem para o Salão Oeste para a foto oficial.
Por fim, é realizado um coquetel no Palácio do Itamaraty, onde são recebidas as missões especiais estrangeiras e as altas autoridades da República.
Confira mais detalhes da cerimônia de posse nesse infográfico da Empresa Brasileira de Comunicação.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















