Governo
Helder Barbalho assume Ministério da Pesca e se compromete a fortalecer setor
Atividade pesqueira
Durante a cerimônia de posse da equipe ministerial do governo Dilma, na última sexta-feira (2), o novo ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, declarou que pretende fortalecer o setor para produtores industriais e artesanais.
Em discurso, declarou que a meta de produção de pescado será de 20 milhões de toneladas ao ano: “O Brasil possui 8,5 mil quilômetros de costa marítima, o maior volume de água doce do planeta e potencial para ser um dos cinco principais produtores de pescado do mundo.”
O novo ministro informou que o empenho de recursos em pesquisas e coleta de dados estatísticos facilitará o conhecimento do tamanho da produção e das espécies que vivem em rios e mares. Além disso, definiu o Plano Safra como a principal ferramenta para ampliar a contribuição do setor na balança comercial brasileira.
Biografia
Nascido em Belém, no Pará, Helder Barbalho iniciou a vida política aos 21 anos como vereador no município de Ananindeua (PA), em 2000, sendo o candidato mais votado do município. Dois anos mais tarde, foi eleito o deputado estadual com maior número de votos para o cargo no estado do Pará, foram mais de 68 mil votos.
No Legislativo Estadual, apresentou projetos sociais direcionados em especial às questões de segurança, educação e de combate às desigualdades sociais. Assumiu em 2005 a Prefeitura de Ananindeua com 25 anos, tornando-se o prefeito mais jovem da história do Pará. Em 2008, foi reeleito com quase 95 mil votos. Helder Barbalho também foi presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















