Governo
Neri debate crescimento inclusivo com líderes mundiais
Reunião
O crescimento inclusivo foi tema de debate da Reunião Informal de Líderes Econômicos Mundiais (Informal Gathering of World Economic Leaders – IGWEL). O grupo, que iniciou suas atividades no Fórum Econômico Mundial de 1982, reúne anualmente lideranças de diversas áreas em reuniões informais e fechadas.
Neste ano, em Davos, estiveram presentes personalidades como o ex-primeiro ministro do Reino Unido, Gordon Brown, o ex-vice presidente dos EUA e prêmio Nobel da Paz, Al Gore , o também prêmio Nobel da Paz, Muhammad Yunus, e ministro das Finanças da Colômbia, Maurício Cardenas.
Durante o encontro, o representante da Turquia, país que preside o grupo G20, pediu aos representantes da delegação brasileira na reunião, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e o ministro da SAE/PR, Marcelo Neri, para tratar da “bem sucedida estratégia brasileira de crescimento inclusivo”.
O ministro Levy ressaltou papel de programas sociais, como o Bolsa Família, e ações na área de educação para jovens. O ministro Neri, em sua quinta participação nas últimas seis edições do fórum, regional e global, destacou os desafios para o aprimoramento das políticas sociais no País, em particular do programa Bolsa Família, e traçou um quadro geral dos indicadores sociais brasileiros ressaltando a atuação da SAE/PR em temas como educação profissional, classe média, combate à desigualdade, aumento de produtividade, entre outros.
Durante o almoço oferecido pelo IGWEL, os líderes mundiais discutiram sobre questões ambientais, sociais e humanitárias e, também enumeraram ao que chamaram de “ventos de frente e contrários ao voo da economia mundial em 2015”, tais como o choque do petróleo e a instabilidade geopolítica.
Para explicar sobre a necessidade do fortalecimento das lideranças para gerar estabilidade econômica, o ex-vice presidente dos Estados Unidos, Al Gore, voltou à analogia do voo, alegando que o avanço dos irmãos Wright, inventores e pioneiros da aviação, foi abandonar a ideia de asas, que batiam e instabilizavam a trajetória, substituindo por um eixo fixo. Este eixo fixo simbolizaria a importância da liderança mundial, como princípio.
Complementando o discurso de Gore, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 2007, o ministro brasileiro Marcelo Neri lembrou que o verdadeiro voo sustentável veio com a substituição do mecanismo de catapulta pelo motor no avião construído pelo brasileiro Santos Dumont. “Esta invenção facilita não só a decolagem, a autonomia de voo em condições adversas, mas, em particular, a aterrissagem. Ou seja, para gerar estabilidade, além de liderança precisamos de ideias inteligentes para avançarmos mais e melhor”, afirmou Neri, que contou com a concordância de Al Gore.
Também estiveram presentes o presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim; o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon; o secretário-geral da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Angel Gurria, o presidente executivo do Fórum, Klaus Schwab; o CEO da Google, Eric Smith, a CEO do Facebook, Sheryl Sandberg e a diretora geral do FMI, Christine Lagarde.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















