Governo
Servidores são capacitados para realizar contratações sustentáveis
Sustentabilidade
Servidores da Receita Federal, Banco Central do Brasil e Conselho Nacional de Justiça, que trabalham com compras governamentais, participaram da capacitação em Planos de Logística e Contratações Sustentáveis na quinta-feira (5).
A formação foi promovida pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (SLTI/MP), que apresentou e esclareceu os critérios de sustentabilidade, ciclo de vida dos bens, desenvolvimento sustentável e proteção ao meio ambiente.
No ano passado, as compras e contratações feitas pela Administração Pública Federal movimentaram mais de R$ 60 bilhões. De acordo com a diretora de Logística do Ministério do Planejamento, Ana Maria Vieira dos Santos Neto, o desafio é direcionar esses recursos para áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do país.
"Para ser considerado sustentável, um bem tem que incorporar critérios econômicos, sociais e ambientais. O menor preço não interessa se o produto for produzido com trabalho escravo, por exemplo", explicou a diretora.
Os participantes também receberam esclarecimentos sobre os planos de logística sustentável, estabelecidos como obrigatórios aos órgãos públicos da administração direta, autárquica, fundacional e empresas estatais dependentes, conforme Decreto nº 7.746.
Os planos são ferramentas de planejamento que permitem aos órgãos ou entidades estabelecerem práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos.
Mais informações sobre compras e contratações públicas sustentáveis podem ser acessadas diretamente no Portal sobre o tema do Ministério do Planejamento.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















