Governo
Dilma inaugura túnel no Rio e destaca recuperação do centro histórico da cidade
Mobilidade urbana
Neste domingo (1º), a presidenta Dilma Rousseff entregou o Túnel Rio450, obra de mobilidade urbana que liga a Via Binário Porto à região central da cidade do Rio de Janeiro. O ato é o primeiro de uma série de dois eventos em comemorações ao aniversário de 450 anos da cidade que contará a presença da presidenta.
Discursando sobre o aniversário da "jovem senhora de 450 anos", Dilma afirmou que parte da história do Brasil se passou na área submetida ao processo de revitalização, citando entre os exemplos a proclamação da República, afirmação da Independência e comícios da Diretas Já.
A construção do túnel integra o projeto de revitalização da região central do Rio de Janeiro. O objetivo é preservar o patrimônio histórico da cidade e instituir um novo conceito de mobilidade urbana para a capital, por meio da ampliação e requalificação dos espaços públicos da região.
Ações incluem a criação de espaços de cultura, educação e entretenimento, além da implementação de novas vias de mobilidade urbana, rede de serviços de saneamento, telefonia e gás.
"[A obra] devolve para a população um aspecto que temos de mais bonito no Rio de Janeiro: a combinação de mar, praia, montanhas e o verde. Estamos recuperando a orla histórica para a população e para o Rio de Janeiro", declarou a presidenta.
Em sua fala, a Dilma Rousseff também destacou as obras e os projetos em preparação para a realização dos Jogos Olímpicos e a parceria com o governo estadual. "Estaremos presentes para garantir todas as obras, os projetos de resgate cultural, social e histórico dessa cidade que vai receber uma das maiores eventos do mundo que são as Olimpíadas, deste desafio que é abraçar o mundo recebendo todos os 205 países”, disse.
Mobilidade urbana
O sistema de transporte que está sendo implantado na área central do Rio de Janeiro adota o conceito de transporte integrado, com espaços para pedestres, ciclovias e vias planejadas. Como enfatiza Alberto Silva, o princípio adotado é priorizar o transporte público em relação ao transporte individual.
Para isso, até 2016, o veículo leve sobre trilhos (VLT) e o veículo leve sobre pneus (BRT) já estarão operando, o que permitirá a racionalização dos sistemas de ônibus do Rio de Janeiro, aumentando a capacidade de transporte e, ao mesmo tempo, reduzindo a quantidade de ônibus em circulação.
A previsão é que quando o novo sistema de mobilidade estiver completamente implantado, 1,5 milhão de pessoas sejam beneficiadas e 1/3 da frota atual de ônibus da cidade seja retirada das ruas.
Saiba mais sobre o Túnel Rio450
Com 1.480 metros de extensão e capacidade de fluxo para 55 mil veículos por dia, o Rio450 será o primeiro túnel subterrâneo do Rio de Janeiro e contará com um sistema de monitoramento de alto padrão tecnológico. Ao todo, são 32 câmeras de segurança, além de equipes posicionadas estrategicamente na entrada e na saída da via para monitorar o tráfego durante 24 horas e garantir o atendimento rápido das ocorrências.
Aniversário da cidade
A presidenta segue acompanhada do governador do estado, Pezão, e do prefeito Eduardo Paes até o Palácio da Cidade, onde, em cerimônia oficial marcada para as 18h, será entregue pela primeira vez a medalha 1º de Março, condecoração criada para personalidades que prestaram bons serviços à cidade.
Programação do evento prevê o anúncio dos cariocas históricos que terão seus nomes inscritos no Livro de Heróis e Heroínas da Cidade do Rio de Janeiro. Também serão apresentados a medalha comemorativa dos 450 anos do Rio – feita em parceria com a Casa da Moeda – e o Selo Comemorativo pelo aniversário, produzido pelos Correios.
Fonte:
Portal Brasil, com informações do Blog do Planalto
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















