Governo
Itamaraty detalha sua participação na organização das Olimpíadas
Rio 2016
Na terça-feira (24), o Brasil começou a contagem regressiva de 500 dias para o início dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a realização de megaeventos esportivos é instrumento de desenvolvimento do País e fortalece a projeção do Brasil como democracia pujante e multicultural.
Desse modo, o Itamaraty tem coordenado com os demais órgãos do Governo, as atividades de protocolo e cerimonial para a recepção de Chefes de Estado e de Governo, da família olímpica e de outras autoridades.
Para acolher os milhares de turistas que desembarcarão no Brasil, o Itamaraty reforça a estrutura de seus 227 Postos no exterior, agilizando a emissão de vistos.
O Ministério das Relações Exteriores também trabalha estreitamente com órgãos de segurança e com serviços consulares de outros países para facilitar o atendimento destes a seus nacionais que se encontrem em eventual situação de emergência.
Confira o detalhamento do ministro das Relações Exteriores sobre a organização dos Jogos Olímpicos:
Acordos de cooperação
A realização de megaeventos esportivos no Brasil fortaleceu o viés cooperativo do Governo e da política externa brasileira em relação aos nossos parceiros.
O Brasil tem, hoje, em vigor, cerca de cinquenta acordos de cooperação em esportes, que envolvem grandes potências olímpicas, como Rússia e China, e países em desenvolvimento, como nossos parceiros na América Latina, África e Ásia.
Especificamente no que diz respeito à organização de megaeventos esportivos, o Brasil celebrou acordos de cooperação com a África do Sul, Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos e Reino Unido.
Esses acordos de cooperação dever multiplicar-se após a realização dos Jogos, inclusive como reconhecimento de nossa experiência na organização de grandes eventos.
Todos esses fatores, em conjunto com a hospitalidade e a paixão do brasileiro pelo esporte, são garantia de sucesso dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
Fonte:
Blog Diplomacia Pública
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















