Governo
Santos recebe ajuda federal para combater incêndio
Incêndio
A Força Aérea Brasileira (FAB) enviou na madrugada desta terça-feira (7), um avião para reforçar no combate ao fogo nos tanques da empresa Ultracargo, no bairro da Alemoa, na cidade de Santos (SP). Os Bombeiros trabalham desde a última quinta-feira (2) sem interrupção.
O avião da FAB levou um pó químico seco cedido pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). O produto é uma espécie de espuma, semelhante ao conteúdo de extintores de carro, mas que é usado de forma mais eficiente no combate a incêndios em aviões e aeroportos.
Além da novidade, sete rebocadores continuam auxiliando na captação de água do mar, usada pelos caminhões de incêndio. Os Bombeiros utilizam mangueiras de 650 metros de comprimento para alcançar a água no canal do Porto de Santos. Os navios, que fazem a captação, têm capacidade para enviar 75 mil litros de água por minuto.
No domingo (5), a FAB também transportou o Scanning Infrared Gas Imaging System (SIGIS). O equipamento do Exército Brasileiro faz o escaneamento infravermelho da atmosfera e é capaz de detectar os gases presentes no ar em um raio de até cinco quilômetros.
De acordo com o Major Jean Carlos Araújo Leite, comandante do 17º Grupamento de Bombeiros de Mogi das Cruzes, que auxilia nas operações, ainda há chamas em um dos tanques, que podem ser extintas hoje ou durar mais dois dias. “Depois disso, ainda precisaremos de mais quatro a cinco dias para o resfriamento”, explica.
Fonte:
Agência Brasil com informações da Força Aérea Brasileira
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















