Governo
Museu de Congonhas valoriza patrimônio da humanidade, diz Dilma
Acervo cultural
A presidenta Dilma Rousseff afirmou, nesta terça-feira (15), que o conjunto arquitetônico do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Minas Gerais, onde se encontram as obras-primas do escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, nasce para “valorizar, preservar e perenizar um patrimônio artístico e cultural da humanidade, e, portanto, da cultura brasileira”. Desde 1985, o sítio tem o título de Patrimônio Cultural Mundial da ONU.
Dilma, que inaugurou hoje o Museu de Congonhas, destacou o significado histórico e cultural do trabalho de Aleijadinho, que retrata um período muito importante para o País, que foi o da Inconfidência Mineira.
“Entre as brechas da liberdade artística se constituiu aqui um patrimônio do barroco mineiro que, na verdade, só deve nos orgulhar.”
Aleijadinho é um dos grandes nomes do barroco americano, com lugar de destaque na história da arte ocidental.
“Nós também conheceremos aqui as motivações religiosas que permeiam a construção desse conjunto arquitetônico e a devoção que marca as peregrinações aos santuários”, acrescentou a presidenta.
Para Dilma, o museu oferece também mais oportunidades econômicas para a região, aumentando a participação das indústrias da cultura e do turismo e na geração de emprego e renda na cidade de Congonhas.
“Os ventos que nós queremos fazer chegar a Congonhas são aqueles que trazem a melhoria de vida, que trazem melhores empregos, ancorado no patrimônio histórico e cultural”, destacou.
Dilma lembrou ainda que, com o PAC Cidades Históricas, o governo vai restaurar vários elementos artísticos da cidade.
“Já estamos restaurando o trajeto entre a Basílica e a Romaria. Implantaremos também um parque aqui ao lado do museu. Além disso, serão restaurados a Igreja Matriz e a Igreja do Rosário, o Cine Teatro Leon, o Casarão do Museu da Imagem e da Memória e a antiga Câmara dos Vereadores.”
Fonte: Portal Brasil, com informações do Blog do Planalto
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















