Governo
Bulgária trabalhará com seriedade pelo acordo Mercosul-UE e reforma da ONU, diz Plevneliev
Mercosul-UE
O presidente da Bulgária, Rosen Plevneliev, garantiu à presidenta Dilma Rousseff que seu País trabalhará “com seriedade” pelas finalizações do tratado entre a União Europeia e o Mercosul. “Trabalharemos para que isso aconteça o mais rápido possível”, afirmou ele, durante declaração à imprensa no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira (1º). Esta é a primeira visita oficial de caráter bilateral do presidente búlgaro ao Brasil.
Em relação a esse tratado, o Mercosul já fez uma proposta de ofertas. No entanto, até o momento, a proposta da União Europeia ainda não foi apresentada – sem o quê o acordo entre os blocos não pode ser concretizado.
Plevneliev destacou a participação da Bulgária na União Europeia. “Nosso país é um fator de estabilidade na Europa. A Bulgária moderniza-se e se fixa como ponto produtivo, econômico, comercial e logístico no Sudeste europeu”. Ressaltou ainda a importância estratégica do Brasil para a região, pela possibilidade de abertura de novas possibilidades de intercâmbio em várias áreas.
“Os abrangentes programas sociais e o fato de o Brasil ter tirado mais de 40 milhões de pessoas da pobreza é muito simbólico e representam a alta reputação do País”, afirmou. E defendeu ainda o aprofundamento da cooperação na área de ciência e tecnologia. “Acreditamos que temos muitas potencialidades nessa área. As universidades búlgaras têm muitos especialistas nessa área. Desejamos participar da segunda fase do Ciência Sem Fronteiras”, acrescentou.
Reforma do conselho da ONU
Após a cerimônia no Planalto, o presidente da Bulgária foi homenageado com um almoço no Itamaraty, quando declarou que trabalhará em conjunto com o Brasil pela reforma do Conselho de Segurança da ONU. “A Bulgária apoiará o Brasil no seu desejo quanto à reforma do Conselho de Segurança. Para que tenha uma representatividade mais ampla”.
Durante o almoço, o presidente da Bulgária recebeu, das mãos da presidenta Dilma, os dois mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro: Tom e Vinicius.
Rosen Plevneliev destacou que as duas iniciativas, o acordo Mercosul-União Europeia e a reforma do Conselho de Segurança na ONU, são importantes para seu país, que acredita na competitividade e em um comércio sem limites, bem como nas reforma e em um mundo de paz e prosperidade.
Fonte: Blog do Planalto
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















