Governo
Dilma conhece nova embarcação estratégica da Marinha
Reforço da frota
A presidenta Dilma Rousseff está, nesta quarta-feira (6), em Salvador (BA) para conhecer o mais novo integrante da esquadra da Marinha do Brasil: o Navio Doca Multipropósito Bahia, adquirido por meio de um acordo firmado entre os governos brasileiro e francês.
O NDM Bahia foi projetado para o transporte e desembarque de tropas, veículos e equipamentos de combate diretamente na área de operações. A embarcação possui capacidade para carregar e descarregar, pelo mar ou pelo ar, e para operar com embarcações de desembarque em mar aberto.
Além das chamadas operações anfíbias, o NDM Bahia também está apto para operações de evacuação de não combatentes, em caso de regiões de conflito. Ainda é possível dar apoio em ações humanitárias e em regiões atingidas por catástrofes, considerando que o navio possui uma estrutura hospitalar de 500 metros quadrados com leitos, centro cirúrgico, UTI e equipamentos odontológicos, entre outros.
Para o comandante do NDM Bahia, Capitão-de-Mar-e-Guerra Luis Felipe Monteiro Serrão, a Marinha amplia a sua capacidade de apoio na defesa do País. “Esse navio vem para, junto aos demais navios da Marinha do Brasil, cumprir os papéis que são descritos para a nossa Força. Esse navio vem incrementar uma série de outras tarefas que já são realizadas pelos demais navios”, afirma.
O comandante destaca que o NDM Bahia é um dos poucos da frota brasileira com a capacidade de operar simultaneamente até três aeronaves de médio porte. “Além dele, só possuímos o porta-aviões São Paulo, que tem uma capacidade maior, mas esses diferenciais agregam muito valor às nossas atividades. E a nossa estratégia nacional prevê que tenhamos cada vez mais meios de projetar poder sobre terra”, assegura.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Blog do Planalto
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















