Aladi
A Associação Latino-Americana de Integração (Aladi) é principal mecanismo de integração do subcontinente. São os 12 países-membros: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Atualmente, passa por uma expansão para a América Central, com a adesão de Nicarágua e Panamá.
A Associação foi instituída em 1980, por meio do Tratado de Montevidéu. Seus princípios gerais são: pluralismo em matéria política e econômica, convergência progressiva de ações tendo em vista a criação de um mercado comum latino-americano, flexibilidade, tratamentos diferenciais com base no nível de desenvolvimento dos países-membros e multiplicidade nas formas de construção de instrumentos comerciais.
Os países que participam da Aladi podem fazer acordos relacionados à integração econômica de alcance regional (que envolvem todos os membros) ou de alcance parcial (entre alguns dos membros).
Acordos firmados no âmbito da Aladi deram origem ao Mercado Comum do Sul (Mercosul) e à Comunidade Andina de Nações (CAN).
















