G-20
O G-20 é um fórum informal que reúne países industrializados e emergentes para discussão de assuntos-chaves relativos à estabilidade econômica global. Foi criado como resposta às crises financeiras da década de 1990.
É composto pelos ministros de Finanças e presidentes de Bancos Centrais da África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coréia do Sul, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Rússia, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos.
A União Europeia também faz parte do grupo, representada pela presidência rotativa do Conselho da União Europeia e pelo Banco Central Europeu. O diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI) e o presidente do Banco Mundial também participam das reuniões.
O G-20 defende que o fortalecimento da arquitetura financeira internacional e o diálogo acerca de políticas nacionais, cooperação internacional e instituições econômico-financeiras são as vias para o crescimento e o desenvolvimento mundial.
A presidência do Grupo é anual e rotativa dentre os membros. O Brasil ocupou a Presidência do G-20 em 2008. O México está à frente da instituição em 2012.
















