Infraestrutura
A partir de 1º de janeiro, a Usina Candiota III começa a operar no município de Candiota, no RS
A usina Candiota III recebeu a licença de operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e com isso, deve começar a operar comercialmente em 1º de janeiro de 2011, no município de Candiota (RS).
A usina, avaliada em R$ 1,3 bilhão, é considerada a maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na região Sul. O empreendimento da Eletrobras tem capacidade instalada de 350 MW, dos quais 292 MW foram comercializados em um leilão da Aneel em dezembro de 2005.
A usina, que tem capacidade de abastecer uma população de um milhão de pessoas, é o primeiro grande negócio entre os governos do Brasil e da China, representada pelo conglomerado Citic e pelo China Development Bank (CDB).
Durante a construção, chegaram a trabalhar 4.600 operários na obra. Na operação e manutenção da usina, são empregadas 176 pessoas da Eletrobras CGTEE.
Segundo a Eletrobras, toda a equipe de operação já está exercendo atividades de acompanhamento do comissionamento, (testes de geração e transmissão de energia), integrada à equipe chinesa responsável pela etapa.
Haverá ainda outros 74 postos de trabalho terceirizados complementares (vigilância, limpeza, montagem e desmontagem de andaimes, isolamento térmico etc.), totalizando 250 empregos fixos. A licença foi concedida pelo Ibama na quinta-feira (29)
Fonte:
Eletrobras
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















