Infraestrutura
Hospitais federais do Rio receberam 47 vítimas da catástrofe das chuvas na serra
A rede hospitalar federal no município do Rio de Janeiro recebeu, até esta quarta-feira (19), 47 pacientes da região serrana do estado, vítimas da catástrofe natural que matou mais de 700 pessoas e destruiu bairros inteiros em Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis, além de deixar mortos e desabrigados também em Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto. A maioria dos pacientes atendidos no Rio de Janeiro, 43 pessoas, veio do Hospital Raul Sertã, em Nova Friburgo.
A porta de entrada dos pacientes é a nova Unidade de Suporte de Emergência (USE) do Hospital Federal de Bonsucesso, na zona norte, que concentra a triagem e o primeiro atendimento às vítimas das chuvas.
Segundo a diretora-geral do hospital, Sandra Azevedo, depois de avaliar as condições de saúde na emergência da unidade, os pacientes são encaminhados para os hospitais da rede federal: Andaraí, Cardoso Fontes, Ipanema, Lagoa e Servidores do Estado.
Sandra Azevedo informou também que todas as necessidades das vítimas estão sendo atendidas. “Temos recebido pacientes que sofreram esmagamento [de membros e órgãos], que ficaram sob os escombros várias horas. Temos pacientes com traumatismos graves, com necessidade de cirurgias ortopédicas, neurocirurgias imediatas. Recebemos também uma paciente que precisa de hemodiálise contínua. Tudo o que eles precisam, estão tendo”.
O lado psicológico dos parentes que acompanham as vítimas também preocupa a direção do hospital. “Cada paciente trouxe um acompanhante e cada um desses acompanhantes também está doente. Eles estão precisando de todo apoio médico, psicológico, de assistência social e, principalmente, de enfermagem", reforça a diretora-geral do hospital.
Fonte:
Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















