Infraestrutura
Ministério das Comunicações quer levar telefonia 3G para áreas rurais
Como parte das metas do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), o Ministério das Comunicações pretende usar a faixa 450 MHz para levar telefonia 3G, que permite o tráfego de dados em alta velocidade às áreas rurais e remotas do País.
Segundo técnicos, como a freqüência de 450 MHz é utilizada pela Polícia Federal, as negociações com o Ministério da Justiça vão permitir a liberação dessa faixa e a migração dos serviços para uma nova frequencia. Para tanto, no Orçamento Geral da União estão previstos R$ 70 milhões que serão utilizados na adequação dos equipamentos para a nova faixa.
“O ministro das Comunicações deverá propor ao da Justiça que a faixa seja liberada para que no final deste ano, no máximo no início do próximo, possa começar a consulta pública para a licitação da faixa e ela possa entrar em funcionamento em meados de 2012”, explica o secretário executivo do ministério, Cezar Alvarez.
O secretário lista as vantagens da utilização da frequência de 450 MHz, a qual permite maior alcance, menor quantidade de torres e consequentemente menor custo. Ele também acrescenta que a faixa para a qual a Polícia Federal migrará, vai permitir a operação na freqüência de padrão mundial, o que significa acesso a tecnologias mais avançadas e facilidade de atuar em conjunto com a polícia de outros países.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















