Infraestrutura
Anatel promove fórum para estimular participação social nas telecomunicações
No próximo dia 26 de abril, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realiza a primeira etapa do “Fórum Alô, Brasil”, voltado para estimular e fortalecer a participação social nas telecomunicações. O evento acontece no miniauditório da Anatel, em Brasília, e é aberto a toda população que tenha interesse de participar do processo de regulação feito pelo órgão.
Através de painéis, o evento pretende debater os principais problemas enfrentados pelos consumidores, como a publicidade dos planos e a cobrança dos serviços prestados. Os painéis serão mediados pela agência e deverão contar com a participação de representantes das operadoras e organismos de defesa dos direitos consumidores. Ao final, propostas visando à solução dos problemas serão examinadas e encaminhadas.
A expectativa é de que associações de moradores, associações comerciais e empresariais, estudantes e os próprios usuários também se mobilizem e contribuam para enriquecimento dos debates.
Até o mês de agosto, as cidades de Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Teresina (PI), São Paulo (SP), Palmas (TO) e Florianópolis (SC) também receberão o “Fórum Alô, Brasil”.
Plano de Ação
Além de promover o fortalecimento da participação social no processo de regulação, a realização do "Fórum Alô, Brasil!" faz parte do Plano de Ação Pró-Usuários dos Serviços de Telecomunicações, que está sendo implementado pela Anatel desde o ano passado. A agência pretende intensificar sua atuação junto às prestadoras para melhorar a qualidade dos serviços de telecomunicação na visão do consumidor.
A realização do fórum também deverá contribuir para incrementar a participação do consumidor nas atividades da Anatel; diminuir a disparidade de informação dos consumidores e seus representantes em relação às prestadoras; fortalecer a agência no tratamento de temas relacionados aos usuários dos serviços de telecomunicações; sensibilizar áreas internas da agência quanto à importância de elaborar e aplicar a regulação sob a perspectiva de seu impacto sobre o usuário dos serviços de telecomunicações; traduzir para a sociedade, de maneira acessível e abrangente, as informações técnicas da agência, entre outros.
A programação completa do fórum em Brasília está disponível no site da Anatel.
Fonte:
Anatel
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















