Infraestrutura
Aeroporto de Brasília recebe licença ambiental para ampliação
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) recebeu licença ambiental para as obras de ampliação do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília. As reformas devem começar em fevereiro de 2012 e vão melhorar a área física do terminal de passageiros. A capacidade anual do aeroporto, que hoje é de 14 milhões de pessoas, passará para mais de 26 milhões em 2014. O espaço terá, ainda, 179 balcões de check in. O pátio de aeronaves vai passar por uma expansão de 181 mil m² para 403 mil m².
A autorização para as obras prevê uma contrapartida ambiental para reverter os impactos gerados pela ampliação. As compensações devem chegar a R$ 16 milhões, segundo o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal, e serão aplicados em programas de melhoria e implantação de instalações nos 68 parques locais, na recuperação de áreas de conservação e em projetos de educação ambiental, inclusive voltados para os turistas que vierem à capital durante a Copa do Mundo.
O visitante que for ao aeroporto de Brasília vai perceber que algumas obras já foram iniciadas e outras, concluídas. A revitalização do Terminal 2 de passageiros, a implantação de sanitários nos saguões de embarque e desembarque, além de fraldário, banheiros acessíveis, nova sala de inspeção para passageiros em conexão doméstica, construção de rampas de acesso e melhorias na circulação estão mudando a cara do local.
Outra novidade é o Reconhecimento Automático de Passageiros Identificados Documentalmente (Rapid), projeto piloto que conta com dois portões eletrônicos de controle migratório, um no desembarque e outro no desembarque internacional. O sistema tem como objetivo agilizar e tornar mais segura a circulação de viajantes por meio de equipamentos que verificam a autenticidade do documento de viagem, capturam dados do passageiro para realização de pesquisa em bancos de dados, entre outras ações. A perspectiva é adotar essa e outras tecnologias de controle migratório nos aeroportos das cidades-sede da Copa de 2014.
Fonte:
Ministério do Esporte /
Copa 2014
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















