Infraestrutura
Aneel autoriza reajuste de tarifas de cooperativas do interior de São Paulo
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (30) reajustes tarifários de duas cooperativas que atendem o interior do estado de São Paulo: a Cooperativa de Eletrificação da Região do Alto Paraíba (Cedrap) e a Cooperativa de Energização e Desenvolvimento Rural do Vale do Itariri (Cedri).
As novas tarifas já passam vigorar a partir desta quarta-feira (31). As 3.127 unidades consumidoras da Cedrap terão reajuste médio de 14,06%. Já a Cedri, que atende 2.316 unidades, foi autorizada a elevar suas tarifas em 12,58%.
Ao calcular os índices de reajuste, a Aneel considera a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência. A fórmula de cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) e o Fator X, calculado com base na produtividade das concessionárias e determina a redução que deve ser aplicada no cálculo do reajuste da tarifa, além de outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais.
A aplicação do reajuste anual e da revisão tarifária está prevista nos contratos de permissão assinados entre as cooperativas e o governo federal, através da Aneel. Os índices homologados pela agência são os limites a serem praticados pelas cooperativas.
Mais informações sobre os processos de reajustes tarifários também podem ser consultadas no site da Aneel, na cartilha "perguntas e respostas sobre tarifas de distribuidoras de energia elétrica".
Fonte:
Aneel
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















