Infraestrutura
Aneel recebe projetos que podem ampliar parque gerador brasileiro em mais de 20%
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) recebeu cerca de 370 projetos aptos a disputar o leilão do dia 20 de dezembro, que vai promover contratações para atender o mercado nacional a partir de 2016. Segundo nota divulgada pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) nesta quarta-feira (28), os empreendimentos já cadastrados somam 24,2 mil megawatts (MW) de capacidade, pouco mais de 21% do total instalado atualmente no País.
Quase 80% dos projetos são voltados à geração de energia a partir de parques eólicos. Considerando o volume de energia inscrito, entretanto, o gás natural foi a fonte com maior potencial ofertado (53%). As outras fontes cadastradas foram biomassa a partir da queima de bagaço de cana e cavaco de madeira, e hidráulica, para usinas hidrelétricas e pequenas centrais hidrelétricas (PCHs).
Os empreendimentos hidrelétricos cadastrados somam oferta de 2,4 mil megawatts. Neste total, está prevista a ampliação de quatro usinas hidrelétricas e a construção de dez barragens que ainda terão concessões licitadas, como São Manoel, com oferta de 700 MW; Sinop, com oferta de 400 MW; e usinas sem perspectiva de obtenção de licença ambiental prévia para o leilão, como Riacho Seco, com potencial de 276 MW.
O maior número de projetos é para empreendimentos no Rio Grande do Sul, mas o Rio de Janeiro foi o estado que registrou maior oferta de energia entre todos os projetos inscritos, superando 3 mil MW.
De acordo com a nota, a EPE ainda vai analisar a documentação dos interessados para efetivar a habilitação dos projetos que estiverem com a documentação em ordem.
Fonte:
Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















