Infraestrutura
Construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte é tema de reunião entre representantes do governo
Reunião interministerial, realizada na última quinta-feira (6) no Ministério do Planejamento, avaliou as ações da atuação do governo federal nos municípios da área de influência da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.
Durante o encontro, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, reafirmou a importância da construção da usina. “Belo Monte é fundamental para garantir a segurança energética do País e sustentar seu desenvolvimento”. Segundo ela, a usina seguirá um novo modelo de implantação que vai garantir os direitos da população e diminuir os impactos socioambientais além de construir uma perspectiva de desenvolvimento regional sustentável.
A ministra ressaltou a preocupação com as questões ambientais. “O Brasil vem melhorando muito o processo de licenciamento ambiental mas precisamos melhorar ainda mais a forma de implantação desses empreendimentos. Belo Monte tem que ser um exemplo, tem que mostrar que pode ser diferente”, afirmou.
Dentre as ações já realizadas pelo governo federal, a ministra destacou a criação do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu, a instalação do Comitê Gestor e a Operação Cidadania.
A usina hidrelétrica de Belo Monte, a ser construída no rio Xingu, na região de Altamira (PA), é o maior projeto do setor elétrico do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Com potência instalada de 11,2 GW - média de 4,5 GW - tem capacidade de abastecer uma região de 26 milhões de habitantes, como a região metropolitana de São Paulo.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















