Infraestrutura
Sistema da Anac para vistorias de aeronaves reduz espera de usuários de 51 para 3 dias
Um ano após sua implantação, o sistema online para agendamento de vistorias de aeronaves, implantado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), contribuiu para uma redução significativa do tempo de espera para o atendimento.
Segundo a Anac, em outubro de 2009, o requerente levava em média 51 dias para ter sua aeronave vistoriada pela agência. Em julho de 2011, apesar do forte crescimento da demanda, o tempo médio de espera para vistoria passou a ser de apenas três dias.
O sistema foi selecionado como um dos finalistas do 16º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal, que premia as melhores práticas e soluções inovadoras em organizações do governo federal. Para acessar o Painel de Vistorias online, acesse aqui.
O sistema permitiu o controle centralizado das vistorias, antes dividido em sete diferentes centros espalhados pelo País. Com isso, a agência conseguiu ganhos de produtividade, com diminuição no tempo de espera e melhoria na qualidade do atendimento.
Também proporcionou maior transparência na prestação dos serviços, já que agora o usuário pode visualizar, no próprio site da Anac, o número exato de dias que deverá aguardar para ser atendido e qual é a sua posição na fila de espera.
Outro benefício alcançado consiste na expressiva diminuição do tempo de espera entre a aprovação da aeronave em vistoria e a emissão do Certificado de Aeronavegabilidade (CA), resultado de uma melhor integração entre os setores da Anac responsáveis pelos serviços.
O CA é um dos documentos exigidos pela legislação brasileira para a operação de aeronaves no País. O tempo médio para a emissão do CA, que era de cerca de 45 dias, em outubro de 2009, vem diminuindo desde a implantação do sistema, até atingir a marca de aproximadamente 4,7 dias, em julho de 2011.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















