Infraestrutura
Aneel define rateio dos custos de compra de energia de Itaipu para 2017
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu, nesta terça-feira (6), a quantidade de potência contratada e energia vinculada da usina hidrelétrica Itaipu que serão comercializadas em 2012. A energia será distribuída pela Eletrobrás e por outras distribuidoras de energia elétrica dos subsistemas Sul e Sudeste/Centro-Oeste. A Aneel definiu ainda os valores das cotas que deverão ser consideradas no rateio de potência e energia para 2017.
A Aneel informou em comunicado que o total de energia adquirida da usina pelo Brasil, assim como o custo, serão divididos entre as subestações na proporção das cotas que forem destinadas pelo poder concedente, conforme Lei nº 5.899-1973. Estas costas de 2017 foram calculadas considerando os valores do mercado faturado dos consumidores cativos de cada concessionária cotista, considerados no período de setembro de 2010 a agosto de 2011.
A agência também definiu a divisão proporcional das perdas entre as medições bruta e líquida da usina. Segundo a Aneel, a divisão foi calculada será alocada para as distribuidoras cotistas e para a Eletrobras, sendo o rateio de 78,84% para as empresas e 21,16% para a Eletrobras.
Fonte:
Aneel
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















