Infraestrutura
Ceará inicia em fevereiro obras do Veículo Leve sobre Trilhos
As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Fortaleza (CE), que irão melhorar a mobilidade urbana da cidade para a Copa do Mundo de 2014, serão iniciadas em fevereiro. Segundo a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) do Ceará, dez empresas enviaram propostas, no início de novembro, para participar do processo de licitação para a construção das linhas do VLT, que interligará os bairros de Mucuripe e Parangaba.
O vencedor ainda não foi anunciado pela secretaria, que analisa os documentos e faz a análise técnica das propostas. Ainda não há um prazo estipulado para a conclusão dessa etapa de habilitação. Após a conclusão dessa fase da concorrência, terá início a etapa final, com abertura das propostas financeiras.
A licitação será do tipo menor preço, ou seja, vencerá a empresa ou consórcio que conseguir apresentar uma proposta capaz de realizar a obra com valor abaixo do proposto como referência pelo governo, bem como pelas empresas concorrentes.
Paralelamente, o governo do estado trabalha com as desapropriações das pessoas que serão afetadas pelo projeto do VLT. As linhas de ida e volta do veículo serão paralelas à linha ferroviária de carga, aproveitando o ramal já existente. No entanto, ao longo dos anos a área foi ocupada e abriga inúmeras casas.
Os proprietários dos imóveis residenciais avaliados em até R$ 40 mil e que morem no local, além da indenização correspondente, receberão uma unidade residencial dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), da Caixa Econômica Federal, com prestações custeadas pelo estado. O local escolhido pela Seinfra para as famílias será o condomínio Cidade Jardim.
Os imóveis avaliados acima de R$ 40 mil receberão o valor correspondente à desapropriação em dinheiro. A unidade dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), por sua vez, será entregue mediante o custeio das prestações. As avaliações são realizadas levando em consideração o terreno e as benfeitorias, como edificações dentro da área.
O Ramal Parangaba - Mucuripe será uma das grandes obras estruturantes no conceito de mobilidade urbana em Fortaleza para a Copa do Mundo. O empreendimento fará a conexão ferroviária de 12,7 quilômetros entre a Estação Parangaba e o Porto de Mucuripe. A obra visa à remodelação do ramal, atualmente usado somente para transporte de carga. O trecho passará por 22 bairros da capital. A previsão é que a obra seja concluída em 2013. A estimativa é de que o transporte seja utilizado por 90 mil passageiros por dia.
Seis Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) fabricados pela empresa Bom Sinal, situada na região do Cariri, conduzirão os passageiros. Movidos a diesel, os VLTs têm ar-condicionados, sendo mais confortáveis que os antigos trens. Serão oito estações, sendo que as de Parangaba e Papicu têm projeto diferenciado, devido à integração com os terminais de ônibus. As demais serão localizadas em Montese, Vila União, Rodoviária, São João do Tauape, Pontes Vieira e Mucuripe.
Fonte:
Portal da Copa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















