Geral
Nível do rio Muriaé está 60 cm acima do normal
O nível do rio Muriaé, que corta municípios do noroeste do Rio de Janeiro, está em média 60 cm acima do nível de transbordo. Se não chover forte, a expectativa é de que ele comece a baixar a partir da noite da próxima quarta-feira (11), segundo informou nesta terça-feira (10) o coronel Douglas Paulich, coordenador da Defesa Civil do norte e noroeste do estado.
“Ele sobe um pouco, desce um pouco e fica nesse movimento porque ainda está muito volumoso. Até amanhã à noite [quarta-feira, 11], não tem nenhum prognóstico de melhora. Se não chover mais até lá, a tendência dele é, a partir de então, ir baixando devagar”, explicou.
Segundo Paulich, o município de Itaperuna ainda é o mais preocupante por conta dos riscos de deslizamentos de terra. “Somente nessa cidade, foram registrados mais de 30 deslizamentos nos últimos dias. O solo ficou muito encharcado com as chuvas e os terrenos são muito acidentados. Tem muita casa de alto risco de colapso estrutural nos morros, nas encostas.”
De acordo com o último balanço da Defesa Civil estadual, divulgado na noite de segunda-feira (9), sete municípios fluminenses decretaram situação de emergência após as enchentes provocadas pela chuva: Laje do Muriaé, Santo Antônio de Pádua, Itaperuna, Italva, Cardoso Moreira, Miracema e Aperibé. Na região, há 10.601 desalojados e 2.251 desabrigados.
Fonte:
Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















