Infraestrutura
Telebras vai construir 56 estações de telecomunicação
A Telebras vai construir 56 estações de telecomunicação para o atendimento da demandas de conectividade do Norte do País, no âmbito do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) conduzido pela estatal. O primeiro edital para a realização de obras de infraestrutura no Amapá foi publicado nesta quarta-feira (21).
A meta foi anunciada pelo presidente da Telebras, Caio Bonilha, durante audiência pública realizada na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado Federal, em Brasília. A audiência tratou sobre o PNBL e as deficiências na transmissão de dados via internet na região Norte do País.
Segundo Bonilha, serão implantadas 24 estações de telecomunicação no Pará, 8 no Mato Grosso, 11 em Rondônia, 3 no Acre, 2 no Amapá, 7 no Amazonas e 1 em Roraima. O trajeto Rede Norte contempla também municípios da região Centro-Oeste, como é o caso do Mato Grosso. Em Tocantins, as obras de infraestrutura de 11 estações de telecomunicações foram concluídas em 2011.
Serão ao todo sete licitações de obras de infraestrutura para a Rede Norte, na modalidade de concorrência, e as empresas interessadas em participar terão entre 40 e 60 dias para encaminhar as suas propostas, de acordo com os prazos definidos em cada edital. O presidente da Telebras destacou que foi preciso refazer todo o processo licitatório para a implantação de estações de telecomunicação na Rede Norte porque o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou o seu cancelamento no ano passado. Isso retardou em um ano a expansão da rede nacional de telecomunicação no País.
Bonilha afirmou que até 2014 serão contemplados pelo PNBL 347 municípios localizados na Rede Norte. Isso será possível graças à parceria com a Eletronorte, firmada no ano passado, bem como acordos com operadoras privadas e governos estaduais, em negociação, que permitem ampliar a capilaridade da rede da Telebras.
Fonte:
Ministérios das Comunicações
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















