Infraestrutura
Ações de apoio aos passageiros serão reforçadas nos principais aeroportos do País
Medidas vão garantir que empresas tenham aeronaves reversas, ampliação no atendimento aos passageiros e de check-in nos terminais de embarque e desembarque
Ações de fiscalização e apoio aos passageiros serão reforçadas em 12 dos principais aeroportos brasileiros para suprir a grande demanda do período. A Operação Fim de Ano 2012 foi anunciada nessa segunda-feira (10) pelo ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Wagner Bittencourt. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) vão realizar as ações entre o período de 13 de dezembro a 14 de janeiro. As regras valem, principalmente, para as empresas aéreas.
A previsão é de que 17,4 milhões de pessoas passem pelos aeroportos no Brasil no mês de dezembro, o que representa um crescimento de 8% em relação ao ano passado. Até o final de janeiro, calcula-se que, cerca de, 25,7 milhões de passageiros circularão pelos 63 aeroportos administrados pela Infraero. Valor é 10% superior ao período de férias de 2010-2011.
Para atender a demanda, durante este período, as empresas aéreas maiores deverão manter pelo menos 11 aeronaves reserva, antecipar as manutenções programadas, reforçar as equipes de atendimento aos passageiros e de check-in nos terminais de embarque e desembarque e manter atendimento presencial aos passageiros em todos os aeroportos que movimentam mais de 500 mil passageiros ao ano.
As companhias também se comprometeram a não praticar overbooking – ato de vender mais serviços do que a capacidade da companhia - no período e a cumprir a resolução nº 141/2010, que trata dos direitos dos passageiros em casos de atraso ou cancelamento de voos.
Os atrasos e cancelamentos de voos devem ficar abaixo do estimado pelo governo federal. No ano passado, as previsões eram de que os atrasos chegassem a 15% e os cancelamentos, a 5%, mas os números registrados nos aeroportos brasileiros foram menores: em 13% e 3,5%, respectivamente.
Para registrar manifestações na Anac, os passageiros contarão com atendimento presencial nos aeroportos de Brasília, Guarulhos, Galeão, Santos Dumont e Congonhas, além de contar a central telefônica (0800-725-4445) que funciona 24h com atendimento em inglês e espanhol. A comunicação com a Agência pode ainda ser feita pela internet.
Fiscalização
A Anac vai intensificar a fiscalização em 12 aeroportos do País, o dobro do ano passado. Além de estar presente nos mais movimentados, a Agência quer acompanhar o trabalho nos terminais localizados nas cidades que serão sede da Copa das Confederações, em 2013. Os 12 aeroportos cobertos pela Operação serão: Galeão e Santos Dumont (RJ), Congonhas e Guarulhos (SP), Brasília (DF), Viracopos (SP), Confins (MG), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Recife (PE), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR).
O trabalho de fiscalização e de prestação de informações aos usuários envolverá 290 servidores da Anac, com plantão inclusive de equipes gerenciais, diretores e superintendentes da Agência. Repetindo o que fez em 2011, a agência está promovendo treinamentos para funcionários das empresas aéreas e operadores aeroportuários (Infraero e concessionários de Guarulhos, Brasília e Campinas), além dos servidores da própria Anac envolvidos na Operação Fim de Ano.
Nas reuniões do Comitê de Transição dos Concessionários dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília, a Anac apresentou ainda recomendações de práticas para esse período do ano. A agência vai acompanhar também a escala de trabalho das tripulações das empresas aéreas e colocar banners nos aeroportos com os principais direitos e deveres dos passageiros.
Atendimento aos passageiros
A Infraero também aumentará o número de auxiliares de atendimento da campanha Posso Ajudar, que passarão de 234 para 363, presentes nos 20 maiores aeroportos controlados pela Infraero.
Funcionários também estarão circulando pelos saguões para auxiliar os passageiros e os usuários no esclarecimento de dúvidas, identificados pelos coletes amarelos da campanha “Posso Ajudar/May I Help You?”.
O viajante também conta com as ferramentas da tecnologia para ficar bem informado, a exemplo do aplicativo Voos Online, disponível para dispositivos móveis nas plataformas iPhone, Java, Blackberry e Android, além da rede social Facebook, na página Infraero Brasil. O programa permite consultar a situação dos voos em 55 aeroportos brasileiros, além de acesso ao Guia do Passageiro, publicação que reúne as responsabilidades do setor aéreo, e informa como proceder em diversas situações, desde a compra da passagem até o desembarque.
Movimentação nos aeroportos
Para dezembro deste ano, é esperado um fluxo de 12,4 milhões de embarques e desembarques, número 9,9% maior que em dezembro de 2011, quando foram registrados 11,2 milhões de passageiros. Para janeiro de 2013, estão previstos 13,3 milhões de embarques e desembarques, aumento de 10,3% em relação a janeiro de 2012, quando 12,1 milhões de usuários passaram pelos terminais da Rede.
Para que a movimentação de passageiros ocorra sem problemas, a Infraero acionará o plano utilizado em períodos de intenso movimento, e que vem proporcionando bons resultados nos últimos anos. O número de atrasos superiores a 30 minutos, por exemplo, caiu 31,1% em dezembro de 2011 (12.362 voos) em relação ao mesmo mês de 2010 (17.947).
As ações contemplam, entre outros itens, o reforço nas equipes operacionais, de segurança e de limpeza, por meio de remanejamento na escala de trabalho dos funcionários. Os terminais também realizarão ações preventivas, como a manutenção de equipamentos (pontes de embarque, elevadores, esteiras etc).
De Olho na Mala
Outra ação realizada pela Infraero é o “De olho na mala”; 37 aeroportos contam com o projeto que, por meio de câmeras e monitores, permite ao passageiro acompanhar em tempo real a colocação das bagagens na esteira de devolução. A iniciativa funciona em Recife e Petrolina (PE), Galeão e Santos Dumont (RJ), Brasília (DF), Confins, Uberlândia, Uberaba e Montes Claros (MG), Manaus, Tabatinga e Tefé (AM), Florianópolis, Navegantes e Joinville (SC), Curitiba, Foz do Iguaçu e Londrina (PR), Cuiabá (MT), Vitória (ES), João Pessoa e Campina Grande (PB), Natal (RN), Palmas (TO), Aracaju (SE), Marabá e Santarém (PA), Macapá (AP), Rio Branco (AC), Boa Vista (RR), Imperatriz (MA), Campo Grande e Corumbá (MS), Porto Velho (RO), Fortaleza e Juazeiro do Norte (CE), e Teresina (PI).
Fonte:
Portal Planalto
Agência Nacional de Aviação Civil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















