Infraestrutura
Cooperação técnica beneficiará assentamentos na Paraíba (PB)
Principais objetivos são viabilizar estudos de potencialidades econômicas dos assentamentos e executar projetos de matriz agroecológica e uso de tecnologias sociais
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na Paraíba e o Instituto Nacional do Semiárido (Insa) firmaram, na última quinta-feira (18), um termo de cooperação técnica para executarem ações conjuntas nos assentamentos localizados nesta região. A cooperação irá capacitar servidores do Incra, agentes financeiros, agentes de assistência técnica e assentados sobre métodos de convivência com o semiárido. O fortalecimento de parcerias e ações em prol de assentados que vivem no semiárido brasileiro faz parte do compromisso assumido pela direção do Incra de apoiar a estruturação produtiva na região.
A cooperação prevê o mapeamento do processo de desertificação em áreas de assentamentos e a promoção de discussões locais sobre soluções organizacionais e públicas. Outras ações propostas são a criação de um banco de dados a partir de informações do Incra, do Insa e instituições parceiras com foco no redesenho dos agroecossistemas nas áreas semiáridas; a construção de parâmetros técnicos agroecológicos para a produção nos agroecossistemas em áreas semiáridas; o incentivo a projetos de segurança hídrica e alimentar para as famílias e os rebanhos animais e o apoio a projetos-pilotos de Escolas do Campo com enfoque em educação contextualizada.
Há previsão, ainda, de instalação e acompanhamento de Unidades Demonstrativas (UDs) de convivência com a semiaridez. As UDs estão sendo implantadas pelas entidades prestadoras de assistência técnica nos assentamentos paraibanos.
Tecnologias
Um dos primeiros frutos da parceria será a implantação de um projeto-piloto de saneamento para áreas rurais no assentamento Vitória, em Campina Grande. Na área de reforma agrária vão ser instalados sistemas de captação de água das chuvas e tratamento de esgotos, com ênfase para a reutilização de água na irrigação de culturas forrageiras e na produção de lenha.
De acordo com o superintendente do Incra/PB, Cleofas Caju, o termo de cooperação técnica formalizou uma parceria que já existia na prática. “Mesmo antes da assinatura, as tecnologias desenvolvidas pelo Insa para a convivência com o Semiárido estavam sendo utilizadas nas Unidades Demonstrativas que estão sendo implantadas nos assentamentos paraibanos”.
Um exemplo do trabalho que vem sendo realizado pelos dois institutos é a criação de campos de palma e sisal em assentamentos para garantir o suporte forrageiro dos rebanhos. Na sexta-feira (19), técnicos do Incra/PB e do Insa implantaram mais um campo no assentamento Bom Jesus I, em Barra de São Miguel, no Cariri paraibano, a 207 quilômetros da capital João Pessoa.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















