Infraestrutura
Brasil usará tecnologia 4G para levar banda larga à zona rural
Pesquisadores brasileiros estão desenvolvendo rede de acesso sem fio para garantir à população que vive longe dos centros urbanos internet de qualidade
O Brasil será o primeiro País a utilizar a tecnologia 4G para levar banda larga à zona rural. Isso será possível graças a uma nova solução de rede de acesso sem fio de quarta geração que está sendo desenvolvida por pesquisadores brasileiros. Com a iniciativa, será possível garantir serviços de qualidade à população que mora longe dos grandes centros urbanos, em regiões onde, atualmente, a oferta de internet é precária.
Uma das vantagens do novo sistema é a possibilidade de realizar chamadas de voz utilizando o 4G, uma vez que, atualmente, a tecnologia de quarta geração permite apenas a transmissão de dados. Para o diretor do departamento de Indústria, Ciência e Tecnologia do Ministério da Comunicação, José Gontijo, isto vai beneficiar principalmente as localidades que ainda não contam com outros tipos de rede.
A pesquisa está sendo coordenada pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) e conta com recursos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel). Já foram investidos cerca de R$ 40 milhões do Fundo no projeto.
Padronização
O Brasil está liderando não apenas o desenvolvimento, mas também a padronização desta nova rede, que opera na faixa de 450 MHz e é baseada na tecnologia LTE (Long Term Evolution) - um padrão de comunicação que combina várias técnicas para garantir um uso mais eficiente do espectro, possibilitando conexões com mais qualidade.
Esta uniformização deve embasar o modelo industrial dos equipamentos que compõem toda a rede de acesso, tais como antenas, dispositivos de radiofrequência, estação-base compacta, terminais LTE com interface para redes Wi-Fi e sistema de gerenciamento de rede.
De acordo com o edital de venda da faixa de 450 MHz, as operadoras devem atender a área rural de 30% dos municípios das suas áreas de outorga até junho do próximo ano. Depois disso, 60% dos municípios devem ser atendidos até o final de 2014 e 100% até o final de 2015.
Tecnologia 4G no Brasil
O Brasil é o primeiro País da América Latina a implantar uma plataforma de quarta geração da telefonia móvel, o serviço 4G.
O serviço usa uma rede de comunicação com identificação do tipo Internet Protocol (IP) para fazer a convergência entre outras redes de cabo e sem fio, computadores e dispositivos eletrônicos. Segundo o presidente da Anatel, João Rezende, a implantação da quarta geração representa uma excelente oportunidade para a geração de emprego, renda e novos negócios.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















